ícone whatsapp

Secretário de Direitos Humanos e Instituto Sentinelas são homenageados por Papy

14.12.2023 · 4:43 · Vereador Papy

Os trabalhos na área de Direitos Humanos são essenciais para a sociedade como forma de complemento aos serviços prestados pelo Poder Público. Diante dessa importância, pessoas e entidades foram homenageadas na Câmara Municipal de Campo Grande. A Medalha Legislativa “Nelson Denis de Direitos Humanos Campo-Grandense” foi entregue a diversas personalidades da Capital que se destacam na luta pela defesa dos direitos dos menos favorecidos.

O vereador Papy (SOLIDARIEDADE) homenageou o Secretário-Executivo de Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Euridio Ben-Hur Ferreira, e o Instituto Missionário Cristão Sentinelas Sem Fronteiras.

Ben-Hur é formado em filosofia e direito, com mestrado em Direito Constitucional pela PUC de São Paulo. Na área social, contribuiu para fundar o Grupo de Trabalho e Estudos Zumbi (TEZ) e o Centro de Defesa dos Direitos Humanos Marçal de Souza.

Já o Instituto Sentinelas, foi criado em 2020, para trabalhar em prol das crianças e famílias em vulnerabilidade social, nas favelas, periferias, escolas, hospitais, presídios, comunidades indígenas, imigrantes, entre outros. Por meio de palestras educativas e preventivas, ações sociais, culturais, musicais, teatrais, cristãs, evangelísticas e sociais. Neste ano, a entidade incluiu o assistencialismo a crianças com câncer, crianças com necessidades especiais (autistas, deficientes e com Síndrome de Down, entre outras.

A filha de Nelson Denis, Eliane Kadur Denis, ressaltou a ajuda aos excluídos que seu pai fazia. “Essa honraria não premia o ego, mas o olhar ao alheio, ao seu sofrimento, injustiça e incompreensão, se trata de um olhar que deve ser não individual, mas coletivo. Todos os homenageados aqui tem esse olhar, essas ações”, disse.

Mais reconhecimento

Nessa semana a Câmara Municipal de Campo Grande também realizou sessão solene de outorga da Medalha “Amigos da Primeira Infância”. A honraria homenageou pessoas ou instituições que se destacaram pela contribuição ao desenvolvimento, à atenção, à proteção ou à garantia de direitos da primeira infância.

Papy destacou o trabalho da psicanalista, palestrante e escritora, Viviane Vaz, que em 2011 fundou o Projeto Nova. A ONG ajuda vítimas de abuso e exploração sexual com atendimento psicossocial. Também foi idealizadora da Campanha Maio Laranja, mês dedicado de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Mato Grosso do Sul.

Outra homenageada foi Tatiana Paula Barbosa, que começou a fazer uma festa para as crianças da comunidade no Natal de 2019. A partir disso, passou a acolhê-las no fundo da própria casa, mas com a pandemia da Covid-19 continuou os atendimentos. Todo o esforço originou o Projeto Atos de um Vencedor que atende 48 crianças entre 1 e 16 anos no contra turno escolar. Lá elas têm reforço escolar, café da manhã, recreação e almoço. Tatiana segue fazendo este trabalho humanitário para que cada criança veja dentro de si que são pedras valiosas aos olhos de Deus, que podem vencer em meio à luta e sofrimento.

Assessoria de imprensa do Vereador