ícone whatsapp

Papy participa do Encontro de Proteção no Esporte para debater sobre assédio e abuso

22.05.2023 · 1:53 · Vereador Papy

O vereador Papy (SOLIDARIEDADE) participou do Encontro Estadual de Proteção no Esporte, na manhã desta segunda-feira (22), e colaborou com o debate “Por dentro do jogo: Contra o Assédio e o Abuso em MS”. Papy é autor da lei municipal que criou o Maio Laranja em Campo Grande.

“Sou autor da Lei do Maio Laranja que tem como princípio colocar o debate do abuso contra a criança e o adolescente, no sentido de que ao expor o problema a gente vai encontrar o apoio para ele”, afirmou Papy.

Para o vereador, o secretário Marcelo Ferreira Miranda, da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setesc), trabalha com o conceito de transversalidade na política pública.

“Você não consegue resolver um problema social tão profundo examinando só uma parte ou imaginando que esse problema será solucionado por uma política pública específica, mas sim quando a gente conecta outras políticas públicas para que esse problema possa ser solucionado de uma forma mais ampla”, completou Papy.

No evento, Papy ainda ressaltou que a denúncia contra o assédio e o abuso é o principal meio para proteger as crianças e os adolescentes. O esporte aparece na fase da infância da maioria de quem vai ser um competidor ou vai praticar o esporte na alta performance.

“Nesse ambiente do esporte, eu bato muito na tecla da denúncia. A denúncia é o pontapé inicial para começar a mexer numa ferida. Então, enquanto a gente trata de uma forma velada, como casos isolados e tentando tapar o sol com a peneira ou panos quentes, tentando esconder o abusador, tirando de perto, fingindo que isso não tivesse acontecido no meio do esporte, a gente nunca vai dar um passo importante na solução desse problema”, pontuou o vereador.

O debate contra assédio e abuso de crianças e adolescentes no meio esportivo foi realizado pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) e teve a participação do Conselho Regional de Educação Física da 11ª Região e da Fundação Municipal de Esporte (Funesp).

FOTO: Eliza Mustafa/ 
Assessoria de Imprensa do Vereador