ícone whatsapp

Papy homenageia co-fundador de time de futebol e presidente de associação da comunidade surda

14.09.2023 · 9:51 · Vereador Papy

O vereador Papy (SOLIDARIEDADE) escolheu destaques de segmentos distintos, mas que muito contribuem para a comunidade surda campo-grandense, para receberem a Medalha Legislativa “José Ipiranga de Aquino”. A sessão solene foi realizada nesta quarta-feira (14), na Câmara Municipal de Campo Grande.

A Medalha Legislativa reconhece todos aqueles que se comunicam e se expressam em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A comemoração foi instituída pela Resolução nº 1.372/2023, de autoria do vereador Marcos Tabosa (PDT).

É o caso do presidente da Associação Pantanal dos Surdos de Mato Grosso do Sul, Renato Borges Daniel, que é graduado em Letras Libras e Pedagogia e estudou pós-graduação em Educação Especial. Professor na área de tradução de libras e, atualmente, ensina cursos de Libras em diversos locais da Capital.

Outro homenageado que faz muita diferença na comunidade surda é Vinícius Carrenho Nogueira, co-fundador do Atlético Tigres Futebol dos Surdos-MS (ATFS/MS), criado em 7 de setembro de 2019, com time de pessoas com deficiência auditiva ou surdez. Com a iniciativa da inclusão ao esporte, a equipe já participou de campeonatos nas regiões Centro-Oeste, São Paulo e até da Confederação Brasileira dos Surdos (CBDS). Ele também é funcionário da Cassems há mais de 3 anos com atuação na área Logística da Medicina.

Medalha Legislativa
A medalha recebe o nome de “José Ipiranga de Aquino”, primeiro líder da comunidade surda de Campo Grande. Quando jovem, estudou no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) no Rio de Janeiro. Ao retornar, trabalhou no jornal “O Matogrossense” até se aposentar. Tornou-se líder de maneira natural e espontânea, pois a comunidade surda o procurava sempre, carentes de acesso à educação, informações, orientações e até mesmo de língua de sinais.

Maurícia Oliveira de Aquino, filha de José Ipiranga de Aquino, também participou do evento e falou sobre os trabalhos do pai. “Meu pai ensinou muito para os surdos. Os três filhos são surdos. Passamos esse tempo todo seguindo tudo que ele nos ensinou. Tudo que sei hoje, aprendi com ele. Sou formada em Letras Libras e sei que meu pai me ajudou a fazer tudo isso, a estar aqui”, disse em Libras.

FOTO: Eliza Mustafa
Assessoria de Imprensa do Vereador