ícone whatsapp

Aprovado, em 1ª votação, projeto do Papy que cria ‘calm zone’ para pessoas com TEA

22.11.2022 · 2:43 · Vereador Papy

Engajado nas questões do autismo, o vereador de Campo Grande, Papy (SOLIDARIEDADE) teve mais um projeto aprovado em primeira votação pela Câmara Municipal, na sessão desta terça-feira (22). A proposta institui a criação da “Sala do Afeto” para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

“A gente já fez projetos para pessoas com deficiências nos ambientes privados e a gente sempre tinha uma reclamação de que a gente criava uma despesa. Mas o intuito desse projeto é a gente levantar o debate no entorno de preparar os seus ambiente que você recebe o seu cliente de forma inclusiva. Para deixar claro que não é um projeto obrigatório, mas um projeto facultativo para as empresas que queiram se incluir no calm zone. O que é o calm zone? É um local de calma, de tranquilidade, principalmente para os pacientes de TEA”, explicou Papy.

A votação foi simbólica e recebeu apenas o voto contrário do vereador Professor André (Rede). Os demais votaram a favor da proposta. Papy defendeu que o projeto propõe que as empresas tenham empatia com os portadores do TEA, além de propagar a compreensão do transtorno e estimular a criação de um espaço para que o familiar da pessoa com TEA possa acomodá-la por um período em caso de estresse.

O vereador do Solidariedade aproveitou para anunciar a premiação que a Câmara Municipal vai realizar no fim do ano àqueles que contribuem para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

“No final do ano, nós vamos ter o prêmio de inclusão que nós vamos encaminhar aos que trabalharam pela inclusão da pessoa com deficiência, como ONGs, familiares e até pessoas com deficiência que lutam por essa causa. Os vereadores poderão homenagear pessoas que são relevantes na causa da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade”, completou Papy.

O projeto 10.274/2021 vai passar pela segunda votação e depois segue para sanção do Poder Executivo.

FOTO: Eliza Mustafa/ Assessoria
Assessoria de Imprensa do Vereador