ícone whatsapp

Sancionado projeto do vereador Otávio Trad que cria a Política de Diagnóstico e Tratamento do TPAC

04.03.2024 · 9:20 · Vereador Otávio Trad

Sancionada a lei 7.202/24, de autoria do vereador Otávio Trad que institui a Política de Diagnóstico e Tratamento do Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) nas redes públicas de saúde e educação.

A lei tem como principal objetivo instituir políticas públicas que levem as famílias ao conhecimento do transtorno e assim garantir um diagnóstico mais rápido e preciso. “Queremos que áreas como da educação e saúde tenham um olhar mais atento ao TPAC e principalmente que as pessoas que sofrem com o transtorno tenham mais qualidade de vida”, enfatiza o parlamentar.

Entre as ações a serem desenvolvidas estão a realização de seminários, palestras e reuniões; identificação, cadastramento e acompanhamento de pacientes diagnosticados com o transtorno, além de permitir a esses alunos a realização de avaliações orais.

O que é o TPAC – O Transtorno do Processamento Auditivo Central é caracterizado por afetar as vias centrais da audição, ou seja, as áreas do sistema nervoso relacionadas às habilidades auditivas responsáveis por um conjunto de processos que vão da detecção à interpretação das informações sonoras. Na maior parte dos casos, o sistema auditivo periférico (tímpano, ossículos, cóclea e nervo auditivo) encontra- se totalmente preservado. A principal consequência desta alteração de PAC está na dificuldade de processamento das informações captadas pelas vias auditivas. Assim, a pessoa ouvirá claramente a fala humana, mas terá dificuldades em interpretar a mensagem recebida.

Entre os principais sintomas estão a dificuldade de aprendizagem, dificuldade em escutar em ambientes ruidosos, dificuldades em contar histórias ou passar recados, não entender o que foi dito, entre outros.

Mirella Bernard
Assessoria de Imprensa do Vereador