ícone whatsapp

Com lei de autoria do vereador Otávio Trad, EMEI Professora Therezinha Mandetta Trad é reinaugurada

06.03.2024 · 1:25 · Vereador Otávio Trad

Clique na imagem para ver a galeria completa

Nesta quarta-feira (06), a Escola Municipal de Educação Infantil Aero Rancho foi reinaugurada e passa a se chamar EMEI Professora Therezinha Mandetta Trad. A lei 7.196/24 de autoria do vereador Otávio Trad visa homenagear dona Therezinha, que faleceu aos 86 anos de idade deixando uma história de sucesso, dedicação e humanidade em várias áreas onde atuou, sempre com muita alegria, respeito, profissionalismo e amor ao próximo.

Ao falar sobre a homenagem, o vereador e neto da homenageada ressaltou o reconhecimento da população sobre o trabalho de dona Therezinha junto à educação. “Hoje, é uma data muito importante para nossa família, pois foi uma forma de eternizar tudo que ela deixou pra nós. Uma pessoa muito alegre, de alto astral e que amava ensinar. Tenho a certeza que ela e meu avô estão olhando por nós”.

O parlamentar destacou ainda o apoio recebido da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação e também da Câmara de Vereadores. “Quero agradecer como representante da Câmara Municipal a todos os vereadores, a prefeita Adriane Lopes e ao secretário Lucas Bitencourt, que desde o início do projeto, mencionaram a história da minha avó e deram todo apoio necessário. Quando a gente vê uma homenagem como esta sendo bem recebida por toda cidade é preciso ressaltar o reconhecimento que todos têm pelo trabalho que ela fez pela educação de Campo Grande e do Mato Grosso do Sul”.

Para a diretora da EMEI, Elisangela Melo, o projeto leva o nome “de uma professora querida, mulher admirável e uma grande defensora da educação de qualidade”.

A solenidade teve a presença de autoridades, pais de alunos e familiares da homenageada.

TRAJETÓRIA – Uma vida dedicada à causa da educação. Therezinha Mandetta Trad, vocacionada para o ensino, iniciou suas atividades profissionais como normalista, já na década de 50 quando ministrou aulas no Colégio Auxiliadora. Constituiu família, casando-se com Nelson Trad com quem teve cinco filhos.

Em 1979, foi aprovada no vestibular de Pedagogia pela FUCMT. Alfabetizou inúmeros alunos no Colégio Dom Bosco, tornando-se referência estadual nesta importante fase de aprendizado. Formada em Pedagogia, inscreveu-se e foi aprovada em concurso público estadual, dedicando-se ao ensino em escolas públicas estaduais e, posteriormente, foi alçada ao cargo de Supervisora do Colégio Joaquim Murtinho. Therezinha Mandetta Trad lecionou para várias gerações em Campo Grande, emprestando à causa da educação a sua energia física e psicológica por várias décadas.

Mirella Bernard
Assessoria de Imprensa do Vereador