ícone whatsapp

Vereador Odilon de Oliveira visita o projeto Cotolengo

23.03.2017 · 12:00 · Vereador Odilon de Oliveira

Na manhã de quarta feira (22), o vereador Odilon de Oliveira visitou a casa Cotolengo para verificar as necessidades da instituição e fechar parcerias. A reunião foi realizada pelo padre Valdeci Marcolino que, atualmente, é responsável pela Casa.

Questionado sobre as carências da instituição , o padre Valdeci relatou que são em vários setores da Casa que precisa de apoio, como implementar ar condicionado nas salas, máquinas de lavar roupa para a lavanderia. Mas o que mais falta mesmo, segundo Valdeci, são profissionais. “Hoje, a instituição tem uma estrutura pronta para receber os profissionais e para atender as crianças e os jovens, mas não tem profissional. Estamos em falta com médicos, dentistas, psicólogos, terapeutas e demais outros setores”, conta.

Admirado com a estrutura da Casa, Odilon afirma que irá ajudar a instituição com emendas no que ela mais necessitar. “A instituição tem um papel importante na vida dessas crianças. Vamos tentar viabilizar esses profissionais também”, declara.

A visita em toda a estrutura foi realizada pela enfermeira chefe, Ana Lúcia, que apresentou todos os ambientes ao vereador e explicou a função de cada setor. Para ela, “a instituição funciona como se fosse uma CEINF, as crianças ficam o dia todo e recebem todos os cuidados necessários, como atendimento médico, alimentação, recreação, atividades terapêuticas e diversas outras”.

Projeto Cotolengo

O projeto surgiu em 1830 em Turin, na Itália, pelo padre José Benedito Cotolengo que fundou a instituição “La Piccola Casa”, voltada para os cuidados médicos a pessoas de baixa renda. A obra multiplicou-se pelas mãos do fundador São Luis Orione que trouxe para o Brasil.

A partir daí que surgiram os Pequenos Cotolengos que atende crianças com paralisia cerebral grave vindas de famílias carentes. São cerca de 22 pessoas atendidas diariamente, entre crianças e adolescentes.

 

Kiohara Schwaab

Assessoria de Imprensa do Vereador