ícone whatsapp

Tomando a frente do combate as drogas, vereador Odilon participa do I Seminário com o tema Drogas, um desafio para a Segurança Pública

04.07.2017 · 12:00 · Vereador Odilon de Oliveira

Na manhã desta terça-feira (04) o vereador Odilon de Oliveira (PDT) participou do I Seminário com o tema Drogas, um desafio para a Segurança Pública que tem como objetivo abordar as questões das drogas sob a ótica de diversas instituições.

O evento, que segue até o fim da tarde, é promovido pela Superintendência de Ações Preventivas ao Uso de Entorpecentes da Secretaria Especial e Defesa Especial do Município, junto a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Comissão de Ensino Jurídico e Escola Superior da Advocacia (ESA/MS).

Para o Policial Rodoviário Federal e Coordenador do Seminário, Gabriel Lugo Magdalena, enfatiza que é importante um evento como esse para aproximar os órgãos atuantes e fornecer subsídios aos servidores da segurança pública para melhor atuação na área de combate ao tráfico.

O policial ainda discorre sobre os dados de apreensão de drogas em Mato Grosso do Sul, “Percebemos que nos últimos anos, o tráfico de drogas aumentou e muito, como mostra a curva de ascensão dos gráficos da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública”, relata.

Já para o vereador Odilon de Oliveira é preciso que se crie práticas eficazes no combate ao tráfico e uso de drogas. “Estou, juntamente com o PRF Gabriel, e em parceria com a Universidade Federal, levantando dados sobre a questão do uso de drogas em cada região de Campo Grande para que possamos entender qual é a realidade de cada local e o que se torna mais eficaz para a prevenção”, comenta.

De acordo com o Secretário Valério Azambuja da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social, o município de Campo Grande tem trabalhado no enfrentamento ao uso/consumo e vendas de drogas. “Mato Grosso do Sul é rota de exportação/importações de drogas. Então, não cabe só ao Poder Público, Federal e Estadual, mas também aos municípios se estruturarem, trabalharem, assim como a Guarda Civil Municipal, de acordo com a Lei 13.022, uma vez que a toda a estrutura não consegue acompanhar o crime organizado”. Segundo ele, municípios estruturados ajudaram na ordem e na segurança pública, conforme inserido no Artigo 144 da Constituição Federal.

Kiohara Schwaab
Assessoria de Imprensa do Vereador