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Psicólogo ressalta a importância do Programa Professor Líder para os desafios da Educação na Capital

03.12.2020 · 12:00 · Vereador Odilon de Oliveira

Metodologia foi criada após trabalho revelar que o tempo médio de vida saudável para professores não passa dos 15 anos de trabalho. 

A Câmara Municipal de Campo Grande acompanhou durante a sessão desta quinta-feira (03/12) o pronunciamento do psicólogo Jefferson Luis Azevedo Morel, por iniciativa do vereador Odilon de Oliveira, que destacou a importância do Programa Professor Líder de Educação Mental e Emocional para a formação dos educadores e a melhor qualidade de ensino para os alunos da Capital. 

Conforme Jefferson Morel, o Programa foi elaborado pensando na criação de uma ferramenta para professores se tornarem independentes, emocionalmente e mentalmente, dentro de seu contexto real colaborando para o aumento da vida útil dos docentes através da promoção e prevenção da saúde, combatendo diretamente o afastamento. O psicólogo explica que, nos dias de hoje, os professores tem apenas entre 10 a 15 anos saudáveis. Esse índice é resultado de observações, relatos, entrevistas e atendimentos clínicos aos docentes realizados ao longo dos anos. Após esse perído, é comum o aparecimento de patologias como tristeza, angústia, desinteresse pelo trabalho em excesso, estresse, ansiedade, depressão, crise, transtorno e síndrome do pânico, estafa, síndrome de Burnout entre outros. 

“Esses sintomas provocam a desistência e o afastamento dos professores para tratamento. Muitos destes profissionais chegam ao limite e deixam a profissão e o amor pelas aulas. O líder da sociedade é o professor. Temos um líder adoecido, que não é capaz de gerenciar suas emoções. Não sendo capaz, vai afetar todos os alunos e a escola no geral”, adverte o psicólogo Jefferson Morel.  

O programa tem duas finalidades principais. Primeiro favorece aos professores e alunos uma aproximação conjunta à Psicologia da Educação, usando de importantes teóricos como Vygotsky, ao seu contexto cultural e histórico, ao seu objeto de estudo e aos conteúdos e conflitos presentes em seu dia a dia. O outro ponto de destaque é que o Programa proporciona elementos aos alunos que passam a valorizar as contribuições da Psicologia ao estudo dos processos educativos e à resolução dos problemas vinculados ao seu planejamento e ao seu desenvolvimento. 

“O Programa Professor Líder de Educação Mental e Emocional busca capacitar os professores e levar aos alunos, desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio, e suas famílias o conhecimento dos conteúdos de Educação Mental e Emocional, de forma a desenvolver atitudes conscientes e saudáveis emocionalmente, que permitam trabalhar ativa e continuamente através de uma reestruturação mental, mudando a sua maneira de pensar, proporcionando ao professor mudar a sua realidade e dos envolvidos em seu contexto, sendo capaz em reafirmar sua profissão e fazer melhorias com relação aos seus recursos”, explica o psicólogo Jefferson Morel. 

Na tribuna da Câmara Municipal detalhou para os vereadores a Metodologia abordada pelo Programa Professor Líder. “Este programa está organizado em um tripé entre: agentes educacionais, pais e alunos. No contexto escolar, estes protagonistas terão habilidades de desenvolver em si mesmo a gestão emocional, a mudança de estrutura psíquica ou de funcionamento de acordo com sua realidade”, descreve Morel. Para isso, um passo importante é a capacitação de professores e gestores para que eles reconheçam os seus conflitos internos e pessoais e saibam lidar com essas características, proporcionando a promoção e prevenção de sua saúde mental e emocional, ampliando a sua autonomia em sala de aula, bem como, solucionando efetivamente os conflitos que são gerados em ambiente escolar. 

Durante apresentação para os vereadores, Jefferson Morel destacou que o Projeto também envolve pais, familiares e estudantes como forma de compreender os papéis na sociedade, na família e na escola, como também procura entender as fases e dores oriundas do crescimento e amadurecimento dos seus filhos. 

Para o vereador Odilon de Oliveira o projeto apresentado revela um importante aliado no trabalho dos professores e na formação dos estudantes. “É um trabalho sistematizado e que permite melhores condições de saúde mental e emocional para professores, alunos e as famílias envolvidas. O desenvolvimento da Educação em Campo Grande passa pelas ideias como a do psicólogo Jefferson Morel que garantam uma Educação mais humana, com condições de convívio, saúde emocional e equilíbrio mental, e demonstra a importância da psicologia no dia a dia na escola e na família, bem como em toda a sociedade. Por esse motivo a Câmara Municipal abriu as portas para que todos conheçam o Projeto”, destaca o vereador Odilon.   

“Esta é a oportunidade de fazer com que as instituições e seus gestores de ensino estejam mentalmente e emocionalmente preparados e adequados às novas demandas da sociedade contemporânea, da era da informação e do pensamento acelerado. Através do Programa Professor Líder (PPL), que estabelece a Educação mental e emocional dos professores, consequentemente a de seus alunos e familiares, teremos professores capacitados para trabalhar o conteúdo das aulas e um líder inspirador sendo um parâmetro emocional”, conclui o psicólogo Jefferson Morel. 

 

FOTO: Izaias Medeiros  – CMCG

 

Marcelo Pereira 

Assessoria de Imprensa – Vereador Odilon de Oliveira