ícone whatsapp

No mês do Maio Amarelo, vereador Odilon ressalta importância de audiência para discutir as questões do trânsito

04.05.2017 · 12:00 · Vereador Odilon de Oliveira

Com o objetivo de reduzir e prevenir a violência no trânsito, a Comissão Permanente de Segurança Pública da Câmara Municipal se reuniu para discutir “Trânsito na Capital e suas consequências”.

Segundo o vereador Odilon de Oliveira do PDT a audiência pública promove a aproximação da população com a Casa de Leis. Ainda enfatiza que é de extrema importância elaboração de projetos e ações para reduzir o índice de acidentes no Trânsito. “É necessário campanhas educativas para conscientizar os jovens desde cedo sobre o cumprimento das regras estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro”, declara Odilon.

Em uma pesquisa do Ministério da Saúde (DATASUS), o número de óbitos por acidente de trânsito chegou a 679 só em 2015. E o gasto em acidentes nas estradas estaduais e municipais, o valor fica em torno de 40 bilhões de reais.

Outro ponto a ser levado em consideração, de acordo com o vereador, é a realização de campanhas para a questão da acessibilidade porque tem avançado de uma maneira muito lenta pela cidade.

A audiência pública ainda contou com a participação da diretora de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito, Marlene Nogueira Rondon; do coordenador de Apoio à Pessoa com Deficiência, David Marx; do Guarda Civil Pereira, do tenente-coronel Amorim; representante da Policia Militar, Gentilo Pereira e do presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Janine de Lima Bruno.

Sobre o “Maio Amarelo”

O mês “Maio Amarelo” foi criado no intuito de fazer a população a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentre de seus descolamentos diários no transito.

Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção primeira colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.

Kiohara Schwaab
Assessoria de Imprensa do Vereador