ícone whatsapp

Vereador Enfermeiro Fritz faz alerta sobre segunda onda de COVID-19 no país

22.10.2020 · 12:00 · Vereador Fritz

Com novos recordes de casos e de mortes em vários países do continente Europeu, o coronavírus voltou a ter uma atenção especial das autoridades sanitárias e políticas de todo o país para uma segunda onda de transmissão e contaminação. Nesse ponto, o vereador Enfermeiro Fritz (PSD), membro da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores e representante da Casa de Leis no Comitê Estadual do Fórum do Judiciário para a Saúde, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, destacou, durante a Sessão ordinária desta quinta-feira (22), a publicação de uma nota de alerta a população sul-mato-grossense, sobre a manutenção das medidas sanitárias para que a sociedade não sofra prejuízos econômicos e sociais. A previsão, segundo a comissão, é que o número de casos tenha um aumento significativo a partir da segunda quinzena do mês de novembro. 

A reunião do Comitê aconteceu na última quinta-feira (15) e contou com a presença de representantes do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS), Ministério Público Federal (MPF), Justiça Federa de Mato Grosso do Sul, Defensoria Pública de Mato Grosso Do Sul, Defensoria Pública da União, Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Mato Grosso Do Sul, Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Secretaria Municipal de Saúde Pública (SESAU), Procuradoria Geral do Município de Campo Grande, Secretaria Estadual de Saúde (SES), Procuradoria Geral do Estado, Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), Câmara Municipal de Campo Grande, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS), Núcleo de Apoio Técnico (NATJUS) Saúde Pública do TJMS e Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (COSEMS-MS).

A preocupação com a segunda leva de contaminação está em evidência e é preciso demonstrar que a preservação das ações deve ser mantida ou haverá grandes prejuízos novamente. “Seguindo os mesmos modelos epidemiológicos da Europa e do Brasil, temos um prazo para o retorno da COVID-19 com uma maior gravidade. A Câmara, como protagonista dessa demanda, também alerta a sociedade referente a essa possível segunda onda. Cabe a nós alertarmos a sociedade”, disse o parlamentar. 

Manter o uso da máscara, a higienização das mãos e o isolamento dentro do possível é fundamental para evitar uma maior proliferação. O vereador também parabenizou os comerciantes que estão abrindo as portas com todas as normas sanitárias garantindo a segurança dos colaborares e da sociedade. 

Dados globais apontam que mais de 41 milhões de pessoas em todo o mundo foram contaminados e houveram mais de 1,1 milhão mortes. No Brasil, são 5 milhões notificações positivas e 155 mil falecimentos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que mais de 700 mil novos casos foram notificados na Europa – um crescimento de 34% em relação à semana anterior.

A nota do comitê pode ser conferida no link https://www.tjms.jus.br/noticias/visualizarNoticia.php?id=58645

 

Assessoria de Imprensa do Vereador