ícone whatsapp

Em Cuiabá, vereador Fritz conhece alternativa de gestão da saúde pública

26.06.2019 · 12:00 · Vereador Fritz

Uma das principais reclamações da sociedade campo-grandense se refere ao atendimento na área da saúde. Entre as principais reivindicações da população estão maior agilidade na prestação do serviço e melhor infraestrutura. Para buscar soluções que possibilitem aperfeiçoar o setor, o vereador Enfermeiro Fritz (PSD), visitou, na última terça-feira (25), os Hospitais Municipais de Cuiabá (HMC) e São Benedito (HMSB) na capital do estado de Mato Grosso, acompanhado do secretário Municipal de Saúde de Campo Grande, José Mauro Filho. 

Durante parte da visita ao município mato-grossense, os campo-grandenses contaram com a presença do secretário de Saúde de Cuiabá, Luiz Antônio Possas de Carvalho, do vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Júlio César Garcia, da conselheira e secretária-executiva da entidade civil, Janaína Penha, e do assessor técnico da Assessoria Técnica da Secretaria Municipal de Saúde (ASPLAN) e membro da Comissão Técnica de abertura do HMC, Ricardo Venero.

Na visita ao HMC, Fritz conheceu o modelo de atendimento do hospital e a infraestrutura do local. Quando entregue totalmente – a inauguração está sendo realizada em 5 partes – serão 315 leitos a mais disponíveis na rede de saúde da cidade. Para iniciar as atividades do hospital, a prefeitura de Cuiabá investiu R$ 95 milhões e o Governo Federal, por meio do programa Chave de Ouro, aplicou mais R$ 100 milhões para a aquisição de equipamentos e custeio. 

“A área da saúde de Cuiabá está sendo estruturada, desde a atenção básica até a alta complexidade e isso tem possibilitado melhorias. Ao ver tudo isso e conversar com os gestores conseguimos novas perspectivas para que possamos adequar a nossa realidade. Sabemos que temos muito caminho pela frente e, por isso, estamos apreciando opções”, disse o Enfermeiro Fritz. 

Entre as ações adotadas pelo município estão a estruturação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), a regionalização da infraestrutura e a transparência dos atos para que a sociedade pudesse entender as mudanças que estavam sendo feitas. Seguindo esse modelo, há diversas ações acontecendo em Campo Grande que serão aplicadas de curto a longo prazo. “Este é o motivo da visita e a impressão é a melhor possível. Dá para ver que a estrutura é voltada para a necessidade do paciente e dos profissionais que trabalham por aqui”, destacou Mauro Filho. 

Para o secretário cuiabano, um dos fatores que contribuiu com a agilidade nos processos para construção do local e aquisição dos equipamentos foi ampliar a conversa com a sociedade, trazendo o controle social para mais próximo do poder público. “É aqui que entra o papel do município em mostrar o impacto social que vamos ter”, explicou. 

A atuação do serviço público também tem garantido que o atendimento no HMSB possa ser de qualidade. Os representantes campo-grandenses estiveram nos cinco andares do local e conheceram de perto a realidade do acolhimento. São 83 leitos disponibilizados para enfermarias e cirurgias de ortopedia e neurocirurgia. Com uma aprovação de 99% dos usuários, o atendimento foi sendo construído de acordo com as informações fornecidas pelos próprios pacientes. A Ouvidoria do hospital leva em consideração o bom andamento de nove itens: atendimento da recepção, limpeza do hospital, alimentação, equipe de enfermagem, equipe médica, demais profissionais da saúde (psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, intensivistas e assistentes sociais), permanência no hospital, pós-cirúrgico e avaliação geral da unidade. 

“Ficamos impressionado com a forma como conduzem o setor e o hospital”, disse Fritz. 

Assessoria de Imprensa do Vereador