ícone whatsapp

Em resposta a Eduardo Romero, Fundac anuncia processo de tombamento do Horto Florestal

12.05.2014 · 12:00 · Vereador Eduardo Romero

Bem histórico de valor arquitetônico, histórico e cultural para a cidade de Campo Grande, o Horto Florestal (Parque Florestal Antônio Albuquerque) está em processo de tombamento histórico, paisagístico e cultural do município de Campo Grande. Em abril deste ano o vereador Eduardo Romero (PTdoB) propôs o tombamento da área, considerando a importância da preservação para o meio ambiente e memória histórica do patrimônio.
 
Em resposta ao Ofício n. 91, encaminhado pelo parlamentar, a Fundação Municipal de Cultura (Fundac), informou que o tombamento será realizado e que está em fase de elaboração do Laudo Circunstanciado de Avaliação do Bem.
 
De acordo com a presidente da Fundac, Juliana Zorzo, o requerimento de tombamento deverá conter a descrição e caracterização exata do parque, delimitação da área tombada, fotografias, mapas e informações do Horto Florestal.
 
O vereador Eduardo Romero destaca que “garantir a preservação do Horto Florestal é garantir que parte da história da própria cidade de Campo Grande seja contada, além de resguardar o patrimônio diante da expansão imobiliária dos tempos atuais”. “Pode até parecer absurdo, mas que instrumento legal hoje assegura a preservação do Parque?”, pondera o parlamentar.
 
Pela proposta, as dependências internas do prédio e seu entorno poderão passar por reformas desde que não danifiquem a fachada e o telhado originais, comprovada a necessidade de manutenção do patrimônio histórico. Também fica vedada demolição ou alteração do Horto Florestal, sem previa autorização, bem como qualquer tipo de descaracterização do Parque.
 
O parlamentar ressalta ainda a possibilidade de utilização do Horto Florestal na interação e contemplação dos visitantes, por meio de pista de caminhada, playground e pista de bicicross, por exemplo.
 
Saiba mais
 
Em 1912 o intendente José Santiago reservou terras às margens do Córrego Segredo para a Intendência. Além das características próprias da vegetação, no local dois braços de córregos se juntam para dar origem a um rio de grande importância para a região, o Anhanduizinho.
 
Em 1918 Campo Grande passa a categoria de cidade e, em 1923, por força de Lei, foi criado o Parque Municipal de Campo Grande. A área de mais de seis hectares passa a sediar o Serviço de Parques e Jardins da Prefeitura em 1956, sob os cuidados do funcionário do município Antônio Albuquerque, que daria o nome ao local a partir de 1995.
 
Horto Florestal
 
O Horto Florestal está localizado na confluência dos córregos Prosa e Segredo – Avenidas Fernando Corrêa da Costa e Ernesto Geisel. Fica bem próximo de onde o fundador José Antônio Pereira e seus familiares construíram os primeiros ranchos que dariam origem à cidade, no ano de 1872.
 
Lucas Junot
Assessoria de Imprensa do Vereador