ícone whatsapp

Eduardo Romero firma parceria na divulgação do combate ao Câncer em Campo Grande

27.05.2014 · 12:00 · Vereador Eduardo Romero

Em Mato Grosso do Sul 350 novos casos de câncer são detectados anualmente, dos quais 150 estão em Campo Grande
 
 
O vereador Eduardo Romero (PTdoB) visitou nesta terça-feira (27) o Hospital do Câncer de Barretos em Campo Grande. Acompanhado da coordenadora Julia Leite, o parlamentar conheceu as instalações e um pouco do trabalho realizado na unidade. "Estamos firmando parcerias para que a população da nossa cidade desfrute desse serviço oferecido gratuitamente pelo SUS, levando a diminuição dos índices de incidência de uma doença completamente “prevenivél”, mas que ainda mata com frequência", comentou o vereador.
 
A unidade, localizada no Aero Rancho oferece atendimento de referência, comparado aos 68 países mais conceituados do mundo no tratamento da doença, com capacidade de atendimento de cerca de 500 pessoas diariamente, por meio do Sistema Único de Saúde, sem nenhum custo para o usuário.
 
O Hospital do Câncer de Barretos funciona de acordo com o conceito “hospital dia”. Pessoas chegam pela manhã, realizam exames, recebem diagnósticos e já começam um tratamento, focado na fase de cura do câncer. Métodos como quimioterapia e radioterapia são considerados obsoletos, uma vez que a dinâmica do tratamento não permite que a doença se agrave a ponto de serem necessários.
 
Atendimento itinerante
 
Além da sede do hospital, uma carreta percorre a periferia da Capital e as cidades do interior, oferecendo exames como o Papa Nicolau e de câncer de mama. A meta é que em dois anos toda cidade já tenha sido atendida.
 
O hospital tem capacidade para realizar 150 exames ao dia. Seis leitos também estarão à disposição de pacientes em recuperação.
 
Dados
 
Cerca de 70% dos pacientes com câncer em Mato Grosso do Sul buscam tratamento em Barretos. Entre os pacientes que procuram os hospitais para tratar o câncer, 80% já estão em estágio avançado.
 
O câncer de mama e de próstata corresponde a 50% dos casos no Brasil.
 
A Holanda é o país referência número um no mundo no combate ao câncer. Mesmo sendo o país onde há a maior incidência de câncer de mama, 100% dos casos são diagnosticados em fase de cura, o mesmo método adotado pelo Hospital do Câncer de Barretos.
 
De acordo com a médica Adriane Bovo, que atende no hospital, a prevenção e tratamento do câncer detectado em fase de cura reduz em 90% as mortes por câncer de colo de útero.
 
Em Mato Grosso do Sul 350 novos casos de câncer são detectados anualmente, dos quais 150 estão em Campo Grande.
 
Assessoria de Imprensa do Vereador