ícone whatsapp

Eduardo Romero e catadores definem demandas a serem resolvidas para atender às cooperativas

11.04.2014 · 12:00 · Vereador Eduardo Romero

Em reunião nesta sexta-feira (11) com o vereador Eduardo Romero (PTdoB), representantes de catadores de materiais recicláveis elencaram encaminhamentos para melhorar as condições de vida e de trabalho nas cooperativas de catadores de Campo Grande. Os encaminhamentos serão apresentados em uma nova reunião, no dia 24 de abril, às 8h, no Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb).
 
Os trabalhadores apresentaram ao vereador três pontos prioritários: mudança no tempo de cedência de áreas públicas para as cooperativas, que atualmente é de dois anos; agilidade nas emissões de licenças ambientais de autorização para funcionamento e incentivos para elaboração de planos de combate a incêndio.
 
De acordo com Edna Geraldo, representante da Coopersol, o curto prazo de cedência das áreas prejudica a obtenção de incentivos, convênios e parcerias. “Ninguém tem tem segurança de investir em algo que tem garantia de apenas dois anos”, explica.
 
O representante da Coopernova, Eduardo Cesar Cardoso, destaca ainda a importância do trabalho dos catadores para o município. “As pessoas precisam ter a consciência de que são as geradoras do lixo, o que nós fazemos é separar o que não é lixo e destinar os outros resíduos aos locais adequados”, declarou o catador.
 
José Pedro Tavares, catador da Coopervida, é cooperado há 14 anos. Ele viveu no lixão por cinco anos corridos e garante: as cooperativas prestam um grande serviço ao município, motivo pelo qual alguns incentivos também precisam ser concedidos para manutenção do trabalho. “Fazemos um trabalho social, de grande importância só precisamos ter meios de fazê-lo”, argumentou.
 
Para o vereador Eduardo Romero, organizador e mediador da reunião, “o poder público precisa dar condições para que as coisas aconteçam e melhorem as condições de vida e trabalho das pessoas”. “No caso dos catadores, reunimos os encaminhamentos, enviamos ofício aos órgãos competentes a fim de formalizar o que foi apontado e iremos nos reunir novamente, no próximo dia 24, dessa vez com as secretarias municipais e o Planurb para definir a melhor solução para cada um dos problemas. Temos que pensar políticas públicas em conjunto, para atingir a maioria”, disse o parlamentar.
 
Representantes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Conselho Municipal de Meio Ambiente e do Planurb também participaram da reunião.
 
Assessoria de Imprensa do Vereador