ícone whatsapp

Vereador Edu Miranda alerta para a importância da conscientização do combate à AIDS

01.12.2022 · 10:30 · Vereador Edu Miranda

 

Dezembro é o mês de conscientização e combate à AIDS.

 

AIDS é uma doença causada pelo vírus HIV, geralmente por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes. A Aids é o estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico encontra-se bem debilitado.

Diferentemente do que muitos pensam, ser HIV positivo não é o mesmo que ter Aids.

“As pessoas infectadas pelo vírus da Imunodeficiência Humana podem permanecer por longo período sem sintomas, mesmo sem saber que estão infectadas. Por isto, é essencial fazer sempre o teste rápido para HIV, pois dá para saber o resultado em poucos minutos”, afirma o vereador Edu Miranda.

A doença não mata por si só, mas por causar um grande impacto no sistema imunológico, o paciente fica sujeito a doenças oportunistas, como a pneumonia, que surgem no organismo nesse momento de fraqueza. Por isso é importante realizar o exame de detecção da doença.

O tratamento com os chamados “anti-retrovirais” (são medicamentos que suprimem agressivamente a replicação do vírus HIV), proporciona melhoria da qualidade de vida, redução da ocorrem de infecções oportunistas, redução da mortalidade e aumento da sobrevida dos pacientes.

“É importante alertar que a Aids não é transmitida pelo beijo, abraço, toque, compartilhando talheres, utilizando o mesmo banheiro, pela tosse ou espirro, praticando esportes, na piscina, praia e, antes de tudo, não se pega aids dando a mão ao próximo, devemos deixar o preconceito de lado”, finaliza o vereador.

Yara Borges
Assessoria de Imprensa do Vereador