ícone whatsapp

Vereador Dr. Victor Rocha enfatiza a importância da prevenção na Saúde da Mulher

08.03.2023 · 7:50 · Vereador Dr. Victor Rocha

Parlamentar, celebra o mês dedicado à mulher, com palestras sobre o tema em toda Capital

Idealizador e médico mastologista do Projeto Casa Rosa, o vereador Dr. Victor Rocha (PP) fará palestras em todo mês de março sobre a Saúde da Mulher em diversos bairros da Capital. O parlamentar já esteve na Cohab e no Noroeste, conversando sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama e de colo do útero.

Victor Rocha, que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Campo Grande, se formou em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em 2004. Médico Mastologista pela Universidade de São Paulo (USP Ribeirão Preto/SP), pós-graduado em Gestão em Saúde pelo Hospital Sírio Libanês (SP) e Ministério da Saúde.

Em seu primeiro mandato tem como principal bandeira a defesa da Saúde Pública de Qualidade e com Resultado! Em 11 de novembro de 2021, implantou o Projeto Casa Rosa que zerou a fila de espera por consulta com mastologista, punção e biópsia de mama no Sistema Único de Saúde (SUS). Desde a inauguração até 1 de março, foram realizados mais de 4,6 mil atendimentos (entre primeira consulta e retorno).

A Casa Rosa se tornou referência nacional na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, sendo o Dr. Victor convidado a compor o Departamento de Políticas Públicas da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), que publicou recentemente as novas diretrizes as novas diretrizes da Iniciativa Global do Câncer de Mama (GBCI) da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que os países apresentem redução da mortalidade por câncer de mama até 2040.

“Essas diretrizes defendem o diagnóstico precoce e tratamento em tempo hábil do câncer de mama. Nosso foco é ensinar como estruturar uma linha de cuidado para câncer de mama e como implementar programas de navegação de pacientes para gestores e profissionais de saúde com embasamento científico. Bem como apoiar as políticas públicas e recomendações da SBM em câncer de mama no SUS e na Saúde Suplementar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a meta é promover o diagnóstico precoce e evitar a morte precoce de 2,5 milhões de mulheres nos próximos 17 anos no mundo. A Iniciativa Global do Câncer de Mama (GBCI) da OMS estruturou três pilares para que o objetivo seja alcançado.

O primeiro é que os países desenvolvam programas de detecção precoce para que, no mínimo, 60% dos episódios sejam detectados em estágio inicial. O segundo se refere ao diagnóstico oportuno com um prazo de 60 dias para avaliação diagnóstica, imagem, amostragem e patologia, o que resulta em melhores desfechos. Por fim, a organização recomendou que haja um gerenciamento para que 80% das pacientes completem o tratamento.

De acordo com o Dr. Victor Rocha, aqui em Campo Grande, desde a implantação do Projeto Casa Rosa, a prevenção e o diagnóstico de câncer de mama têm sido mais céleres. Desde a criação, a Casa Rosa já realizou: 1.534 ultrassonografias; 679 mamografias; 664 biópsias, sendo confirmadas 81 pacientes com câncer de mama que já foram encaminhadas para tratamento.

“Esse é nosso objetivo, oferecer o que há de melhor para a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Além de colaborar com a implantação do modelo (Casa Rosa) em outros municípios brasileiros, pois nosso compromisso é oferecer uma Saúde Pública de Qualidade e com Resultado para todas as mulheres. Nossa homenagem neste Dia Internacional da Mulher é com ações efetivas que contribuem para a promoção da saúde da Mulher”, pontuou.

Assessoria de Imprensa do Vereador