ícone whatsapp

Dr. Victor Rocha finaliza o Outubro Rosa com a Live “Saúde da Mulher em foco”

01.11.2023 · 2:36 · Vereador Dr. Victor Rocha

Médico da Casa Rosa faz suspense sobre novo local de atendimento do projeto

A campanha do Outubro Rosa foi finalizada com chave de ouro pelo vereador e médico mastologista da Casa Rosa, Dr. Victor Rocha com uma live com o tema “Saúde da Mulher em Foco”, realizada na noite de terça-feira (31). A transmissão contou com a participação do médico radiologista da clínica Diagnóstica, Dr. Dalt Galvão.

Em um bate-papo descontraído foram respondidas dúvidas acerca do câncer de mama em mulheres e homens, além de informações sobre câncer de colo de útero e HPV. “Foi uma troca de experiência muito enriquecedora, pois esclarecemos as dúvidas, além de ter recebido depoimentos emocionantes de pacientes que são atendidas na Casa Rosa” afirmou Dr. Victor Rocha.

“Entre os principais questionamentos está o principal sintoma do câncer de mama. É o aparecimento de um caroço. Quando a paciente faz o autoexame e sente o nódulo, é importante que essa alteração na mama seja examinada por um médico. Também pode haver secreção pelo mamilo, crescimento do volume da mama, alteração na pele, como vermelhidão, retração do mamilo ou abaulamento, ou seja, qualquer alteração na mama, pode ser um câncer de mama”, alertou o médico mastologista da Casa Rosa.

Para o médico radiologista, que atua na Casa Rosa, Dr. Daut Galvão a mamografia é de suma importância para o rastreamento do câncer de mama. “É um exame que tem uma ótima sensibilidade. A mamografia é a melhor forma de descobrir o câncer de mama antes que seja detectável pelo exame clínico. A mamografia continua sendo o principal meio de prevenção contra o câncer de mama e deve ser feita anualmente pelas mulheres a partir dos 40 anos de idade, com periodicidade anual”, explicou.

A Casa Rosa, projeto idealizado pelo vereador Dr. Victor Rocha faz aniversário no dia 11 de novembro completando dois anos de existência. “No dia 11 de novembro a Casa Rosa completa dois anos na luta contra o câncer de mama. Apresentando resultados que impactam diretamente a vida das mulheres, trazendo a chance real de prevenção, tratamento e cura do câncer de mama. São 123 casos diagnosticados e encaminhados para o tratamento, mais de 2 mil pacientes atendidas, sendo realizadas mais de 6,7 mil consultas (entre primeira consultas e retornos). Foram realizadas 2257 ultrassonografias de mamas, 1137 mamografias, 1045 biópsias e 39 cirurgias de mama para a retirada de nódulos benignos”.

Outro destaque durante a live foi a alteração do local do atendimento da Casa Rosa, que de acordo com o Dr. Victor Rocha, devido à expansão do projeto haverá mudança em breve. “Devido ao nosso desejo de acompanhar nossas pacientes nas consultas, exames, diagnósticos e também no tratamento, podendo inclusive acompanhar as cirurgias oncológicas, decidimos ir para um hospital que seja uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). Mas em breve iremos divulgar o local”, respondeu o parlamentar deixando os espectadores da live curiosos.

A Casa Rosa possibilita o diagnóstico precoce do câncer de mama através da consulta integrada e resolutiva. Com protocolos clínicos, consultas e exames no mesmo local, dando agilidade ao diagnóstico do câncer de mama. Reduzindo a mortalidade por câncer de mama e salvando vidas.

Para quem não acompanhou a live basta acessar o Youtube (@CamaraCGMS) e o Facebook (https://www.facebook.com/camaracgms) da Câmara Municipal para conferir todo o conteúdo sobre prevenção e diagnóstico do câncer de mama.

Qualquer dúvida ou informação, entre em contato pelo instagram do Dr. Victor Rocha (@drvictor.rocha).

Assessoria de Imprensa do Vereador