ícone whatsapp

Em 1º simpósio de políticas públicas sobre drogas, vereador Dr. Sandro palestra sobre “O Papel das ações preventivas nas escolas de Ensino Fundamental”

30.06.2021 · 12:00 · Vereador Dr. Sandro Benites

A Comissão Permanente de Políticas Antidrogas da Câmara Municipal de Campo Grande, a qual o vereador Dr. Sandro é vice-presidente, promoveu hoje (30/6), o 1º Simpósio de Políticas Públicas Sobre Drogas da Casa de Leis.

Durante o evento, o parlamentar palestrou sobre “O Papel das ações preventivas nas escolas de Ensino Fundamental nas Políticas Públicas Sobre Drogas”, tema que ele tem trabalhado com as crianças e adolescentes há muitos anos, na rede pública.

“Precisamos fortalecer as políticas públicas já existentes, dar apoio ao que já tem funcionado. Tenho um projeto voltado para crianças e adolescentes, em que já fui em todas as escolas municipais trabalhar esse tema. Infelizmente, com a pandemia, tudo parou e Campo Grande tem se tornado uma grande cracolândia, o que tem sido muito triste”, disse.

Dr. Sandro também ressaltou a importância da comunidade terapêutica como política pública eficiente, em que instituições civis são selecionadas por meio de chamamento público da prefeitura, e oferecem tratamento de forma gratuita, para pessoas em vulnerabilidade, em situação de rua e uso de drogas e/ou entorpecentes. “É comprovado que 50% das pessoas se recuperam com atendimento terapêutico e pela fé. Tenho certeza que a ideia da área da saúde abordar esse tema dentro das escolas, com uma educação permanente e continuada, livrará muitas crianças das drogas. Contem comigo e com esta Casa de Leis, somos temporários e precisamos de políticas de prevenção para que isso permaneça, afirmou.

A comunidade terapêutica acaba de ser ampliada de 130 vagas para 300. O tratamento leva de 9 meses a 1 ano.

Além do tema abordado pelo vereador Dr. Sandro, foi falado sobre “Do Ensino à Assistência: Histórico, Panorama Atual e Perspectivas das Políticas Públicas Sobres Drogas em Campo Grande/MS”, mediado pelo Dr. João Leite P. Júnior, fisioterapeuta em saúde mental e representante da Comissão intersetorial de Saúde Mental do Conselho Municipal de Saúde; “Histórico em Saúde Mental e a Construção das Políticas de Saúde Pública Sobre Drogas no Munícipio de Campo Grande”, pela professora Doutora Soraya Solon docente do Curso de Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição – FACFAN/ UFMS, com o tema.

Bárbara Cristina Rodrigues, diretora-adjunta da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de Campo Grande – SDHU, explanou sobre o tema “Direitos Humanos e as Pessoas em Situação de Rua Usuárias Abusivas de Álcool e/ou Outras Drogas: A Atuação da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos nas Políticas Públicas Sobre Drogas”; e a Pastora Scheila Mateus, Assistente Social e Presidente do Projeto Jaboque, comentou sobre “O Panorama Atual das Políticas Públicas Sobre Drogas no Município de Campo Grande/MS”. 

Os inscritos no evento acompanharam o simpósio pelo Facebook e YouTube da Câmara Municipal. Eles receberão certificado de 3 horas/aula.

Beatriz de Almeida

Assessoria de Imprensa do Vereador