ícone whatsapp

No Outubro Rosa, Dr. Loester ressalta a importância do autoexame e da mamografia

05.10.2022 · 11:08 · Vereador Dr. Loester

 O mês de outubro é conhecido como Outubro Rosa, em alusão a campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

A campanha é realizada mundialmente com iniciativas fundamentais que encorajam mulheres a realizarem seus exames e algumas instituições até os disponibilizam gratuitamente, na intenção de diagnosticar no início, sabendo que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

Ao relembrar sobre a importância da campanha, o vereador Dr. Loester, que também é médico ginecologista e obstetra, ressaltou que é imprescindível a realização do autoexame e dos exames necessários para o diagnóstico precoce do câncer de mama, tendo em vista que esse é o câncer que mais mata as mulheres no Brasil.

“Se todas as mulheres examinarem da forma correta sua própria mama pelo menos uma vez por mês, ela irá se acostumar com o aspecto, e assim ficará mais fácil de perceber quando houver algo diferente e procurar um médico especialista para realizar todos os procedimentos necessários”, afirmou o médico.

Além disso, Dr. Loester lembrou que quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. “Hoje em dia inclusive, com a evolução da medicina, nós conseguimos preservar a estrutura da mama, dependendo do estágio em que ela se encontre”, acrescentou.

Por fim, o profissional da saúde há 48 anos que já atuou ativamente no Sistema Único de Saúde – SUS, afirmou que os exames fundamentais são oferecidos gratuitamente pelo SUS, e que o Hospital do Câncer Alfredo Abraão está com ação especial para atender mais mulheres entre 40 e 65 anos até o dia 31 de outubro.

Estão sendo distribuídas 80 senhas por dia, de segunda a sexta-feira, a partir das 6 horas da manhã. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (67) 3041-6000.

Tamires Santana

Assessoria de Imprensa do Vereador