ícone whatsapp

No mês de prevenção ao suicídio, uma simples pergunta pode fazer a diferença

11.09.2020 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

Vamos bater um papo? Como você está? Perguntas como essas podem fazer uma grande diferença na vida de pessoas que neste momento podem estar pensando em tirar a própria vida. Essa foi a reflexão do vereador Dr. Lívio (PSDB), incansável apoiador de ações e projetos relacionados ao tema.

“Em 2016, aprovamos o Projeto de Resolução 293, que institui a Frente Parlamentar de Defesa da Vida e em 2019, contribuímos com o projeto 6.283 que institui a Marcha de Prevenção ao Suicídio, no município de Campo Grande”, relembra o parlamentar que é médico e tem acompanhado relatos de aumento no número de casos de pessoas acometidas pela depressão ou por transtornos de ansiedade durante a pandemia.

Conversar com os familiares e amigos para saber como eles estão é uma tentativa de chegar até quem precisa de atenção. Dr. Lívio alerta para alguns sinais que indicam uma tendência a pensamentos suicidas como o isolamento da própria família. Ainda segundo ele, algumas pessoas estão postando felicidade em suas redes sociais, mas internamente estão sofrendo.

“Vamos nos colocar nesse mês de setembro, que é um mês para que a gente reflita sobre isso, que a gente possa observar nossos familiares e amigos perguntando como eles estão, mas não na internet. Diga a eles: estou aqui para você e me importo com você”, finaliza.

Estatísticas

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria,  são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo, a maioria entre os jovens. Cerca de 96,8% relacionados a transtornos mentais, como a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

#PraCego Ver: na foto aparece o médico  e vereador Dr. Lívio (PSDB). Ele veste camisa amarela e está em seu gabinete onde gravou um vídeo para as redes sociais sobre o Setembro Amarelo.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador