ícone whatsapp

Delegado Wellington reforça campanha “Sinal Vermelho” contra a violência doméstica

25.06.2020 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

O vereador Delegado Wellington (PSDB), presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública na Câmara Municipal, se uniu à “Campanha Sinal Vermelho contra a violência doméstica”, lançada pela Associação de Magistrados Brasileiros (AMB) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em todo o país.

A iniciativa foi motivada pelo aumento dos casos de violência doméstica e familiar no país, no período do isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19. O Conselho Nacional de Justiça idealizou esta campanha para oferecer um canal silencioso de denúncia à vítima que, de sua casa, não consegue denunciar a violência sofrida.

Como Funciona

A campanha atenderá à vítima no momento em que ela conseguir sair de casa, e se dirigir à uma farmácia ou drogaria, previamente cadastrada à campanha, e pedir ajuda através do sinal de um “x” vermelho, feito com batom ou qualquer outro material acessível, desenhado na palma da mão ou em um papel, o que permitirá à vítima que se identifique ao atendente da farmácia cadastrada no projeto. Esse atendente treinado acionará a polícia, de acordo com protocolo preestabelecido.

Após a sinalização, o atendente deverá acionar o canal do 190 que deslocará a viatura da Polícia Militar mais próxima ao local indicado pela vítima. Assim a denúncia será feita de modo silencioso. Após o atendimento, a vítima ingressará no sistema da justiça e contará com o apoio da rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.

Delegado Wellington, ressaltou o compromisso dos órgãos de segurança com a campanha. “O sistema de segurança pública de modo integrado vem desenvolvendo um excelente trabalho em Campo Grande e em todo o Estado, a Delegacia da Mulher da Capital é referência no atendimento e resolução de casos de violência doméstica. Todos serão parceiros nesta campanha”, disse o parlamentar.

No gabinete do parlamentar, todos os colaboradores foram informados sobre a campanha e orientados a repassar as informações às mulheres durante o contato que fazem diariamente com a população nos bairros.

Em Mato Grosso do Sul, a iniciativa é conduzida pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça com apoio do Conselho Regional de Farmácia (CRF-MS) e Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). Além das farmácias da Rede Municipal de Saúde, a campanha deve contar com adesão das farmácias e drogarias privadas. A Capital possui cerca de 400 estabelecimentos, segundo o CRF-MS. No Estado, são mais de 1 mil.

Assessoria de Imprensa do Vereador