ícone whatsapp

Vereador Villasanti faz reunião sobre segurança com povos originários na Aldeia urbana Água Funda

18.10.2023 · 11:25 · Vereador Coronel Villasanti

Clique na imagem para ver a galeria completa

O vereador Coronel Villasanti mobilizou uma reunião Aldeia urbana Água Funda nesta terça-feira (17/10) a noite, com a presença de representantes da Polícia Militar (9º BPM) Tenente Alexandre Carlos, Polícia Civil (3º DP) Delegado Régis, GCM (Gerência Região Prosa) Moraes, Representantes do Conselho Comunitário de Segurança (CCS) do Prosa, Iraci e Rodolfo Gaúna e da Associação de Moradores do bairro, Valmira, além do vice-presidente do CCS e presidente da Associação do Los Angeles, José Carlos.

O Cacique Ivaneis, a vice-cacique Luciana e a comunidade presente apresentaram as demandas da região na área de segurança pública com relação aos principais delitos.

Os policiais orientaram para que as ocorrências sejam registradas quando se tiver cometimento de qualquer crime, mesmo que de menor gravidade e a comunidade ressaltou que é necessário o aumento do número de rondas das forças de segurança pública que agem preventivamente (PM e GCM).

Outra reivindicação dos moradores é a melhoria da iluminação pública e limpeza de locais públicos, que serão informados pelo Cacique e a instalação de uma base da Guarda Civil Metropolitana (GCM) na região.

As corporações de segurança pública ofereceram ações educativas e preventivas como palestras que abordem temas como violência contra a mulher, prevenção ao uso de drogas, preservação do meio ambiente e foi solicitada também maior participação da comunidade nos assuntos de segurança pública.

O vereador Coronel Villasanti informou às ações que a Câmara de Vereadores tem tomado, através da Comissão de Segurança Pública, para fortalecimento da segurança pública municipal, principalmente em apoio a nossa GCM.

“Para fortalecer as questões de segurança na Aldeia Água Funda, existe a possibilidade de criação de um Conselho Comunitário de Segurança Indígena que deve ser definido a partir da autorização do cacique ou mesmo a participação no Conselho já existente na região”, destacou o vereador que é presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública.

A comunidade reivindicou a possibilidade de uma ação social realizada pela prefeitura, bem como uma ação envolvendo órgãos do governo do Estado através da SETESCC e SEJUSP e de ações culturais, sociais, esportivas, em parcerias com a FUNESP, SECTUR, FUNDESPORTE, além da realização de feiras culturais.

Vários moradores teceram elogios, quanto a atuação dos órgãos de segurança pública, que tem conduzido suas ações com zelo e comprometimento, apesar das adversidades estruturais.

O Cacique Ivaneis ressaltou que a reunião foi produtiva em razão da participação da comunidade, lideranças representativas dos segmentos sociais e das autoridades da segurança pública, onde vários encaminhamentos foram realizados.

Foi orientado que denúncias anônimas podem ser feitas através do telefone 181 e fatos que requeiram ações imediatas através dos telefones de emergência como o 190. O 3º DP informou o seu telefone de contato: 99215-5803.

Assessoria de Imprensa do Vereador