ícone whatsapp

Vereador Coronel Villasanti recebe homenagem do PROERD

23.02.2024 · 2:25 · Vereador Coronel Villasanti

Clique na imagem para ver a galeria completa

O vereador Coronel Villasanti foi homenageado nesta sexta-feira (23/02) pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, durante uma solenidade no II Seminário Proerd, no Auditório do IMASUL.

O evento faz parte do aperfeiçoamento dos Policiais Militares que atuam na instrução do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD), implantado no estado de Mato Grosso do Sul em junho de 1997, que é um programa de prevenção ao uso de drogas, aplicado pela PM, que ministra aulas para crianças do 5° ano do Ensino Fundamental de Escolas Públicas e Particulares.

O vereador Coronel Villasanti ajudou na implantação do PROERD em Dourados, e nos municípios de Corumbá e Ladário, quando esteve à frente da Corporação.

Villasanti também foi Coordenador Estadual do PROERD, onde teve a oportunidade de ajudar a fomentação do Programa em vários municípios do interior do Estado.

“É com muita honra que recebo esta homenagem hoje, onde tive a oportunidade de reencontrar com muitos amigos que fazem parte desta história que auxilia as crianças há 26 anos. Um programa dessa magnitude já salvou muitas e muitas famílias, ensinando às crianças o mal que as drogas fazem. Uma lição para a vida, pois ali formamos bons cidadãos para a sociedade, pequenos multiplicadores de ações positivas, conscientes de todos os malefícios que causam os vícios em drogas lícitas e ilícitas”, destacou o Villasanti relembrando seu tempo como Coordenador do PROERD.

O objetivo do programa é a aproximação da Polícia Militar com a comunidade, família e escola. É uma atividade preventiva, que busca conscientizar as crianças e adolescentes e ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes.

Tem como modelo um programa criado pela Polícia de Los Angeles nos Estados Unidos com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policias, adaptado para a nossa realidade, adotado pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul há 26 anos.

Os conhecimentos sobre drogas e as formas de evitá-las, são transmitidos aos alunos através de 10 lições com a utilização de um Livro do Estudante, sendo aplicada uma aula por semana com a utilização de recursos didáticos como vídeos, dramatizações, jograis, canções, brincadeiras e ao final são realizadas formaturas com a participação da família e da comunidade, com a entrega de um diploma, habilitando aquele aluno a difundir os conhecimentos adquiridos.

O programa é ministrado exclusivamente por Policiais Militares que são rigorosamente selecionados e possuem curso de formação de instrutor, estando preparados para trabalhar com crianças de 9 a 12 anos.

O PROERD foi implantado no Estado em junho de 1997, com cinco instrutores que foram formados pela Polícia Militar de São Paulo, posteriormente, outros cursos foram realizados, com o apoio da Polícia Militar do Distrito Federal e da Câmara Técnica da Polícia Militar de Santa Catarina, sendo, então, implantado o programa em diversos municípios do Estado.

Vanusa Menegazzi
Assessoria de Imprensa do Vereador