ícone whatsapp

Coronel Villasanti se reúne com moradores da Vila Carvalho

21.02.2024 · 1:53 · Vereador Coronel Villasanti

Clique na imagem para ver a galeria completa

O vereador Coronel Villasanti se reuniu com moradores do bairro Vila Carvalho na noite desta terça-feira (20/02), em busca de soluções para os problemas que afligem aquela comunidade, cobrando ações do poder público.

A reunião foi realizada na residência do secretário de Governo João Rocha e na visão do vereador Villasanti, a iniciativa se reveste de um verdadeiro ato de cidadania por parte dos participantes.

Estiveram presentes também o Secretário Especial de Segurança e Defesa Social Anderson Gonzaga e o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISEP), Enéas Netto.

Os secretários municipais de infraestrutura e segurança pública explicaram as ações no que tange as suas áreas de atuação onde foram tratados assuntos de limpeza, iluminação pública, rondas com maior frequência, implantação de uma base da GCM no bairro ou adjacências, entre outros, estabelecendo um canal mais direto com os moradores e melhorando a interação já existente, além de esclarecer as dúvidas sobre as formas de atuação.

Foi mencionada a Lei Municipal aprovada que penaliza com multa e cassação do alvará para quem comercializa fios de cobre sem procedência (de autoria do vereador Villasanti) e por consequência as várias operações que tem sido realizadas para coibir principalmente o crime de receptação.

Também foi mencionada a Lei Municipal que possibilita limpeza de terreno abandonado e a respectiva penalização com multa. “Ressaltamos que a incorporação de mais de 300 Guardas Civis Metropolitanos no último ano é uma das nossas lutas como presidente da Comissão de Segurança. Sobre o Horto Florestal foi esclarecido que está em andamento a parceria público privada (PPP) para que o SESC passe a administrar o local e que a obra de reforma da antiga rodoviária deve ser concluída até o final do ano e lá serão instalados a Fundação do Trabalho (FUNSAT) e o Comando da GCM. Fizemos várias reuniões e já existe uma minuta de projeto de lei que está sendo discutido com os vários atores envolvidos para se estabelecer critérios e procedimentos para a doação de alimentos. A prefeitura estabeleceu um grupo de trabalho envolvendo várias secretarias (saúde, assistência social, habitação, direitos humanos, segurança, trabalho e outras) e tem realizado reuniões semanais para tratar das ações a serem desenvolvidas no que tange aos moradores em situação de rua”, esclareceu Villasanti.

O vereador destacou também que é importante que os moradores do bairro se organizem através de uma associação de moradores, ganhando legitimidade representativa. “Para auxiliar nesse quesito coloquei a minha assessoria jurídica e contábil a disposição dos moradores presentes, como já tinha feito nas reuniões anteriores. Importante que os representantes do bairro participem também do Conselho Comunitário de Segurança da área central”.

Foi orientado que em caso de ocorrência policial os moradores façam o devido registro para que os órgãos policiais tenham a dimensão dos crimes que acontecem na região e planejem suas ações embasados nesses dados.

Foi sugerido convidar para as próximas reuniões com o tema segurança pública a Polícia Militar (1º BPM) e a Polícia Civil.
“A ocupação democrática do espaço por parte da comunidade através de atividades culturais, esportivas, como por exemplo uma feirinha, melhora a convivência entre os moradores e afugenta pessoas de má índole. Entendo que as soluções serão construídas com união e perseverança”, finalizou o vereador Coronel Villasanti.

Vanusa Menegazzi
Assessoria de Imprensa do Vereador