ícone whatsapp

Comissão Permanente das Causas Indígenas se reúne com secretários de Educação e Habitação levando reivindicações

22.05.2024 · 4:23 · Vereador Coronel Villasanti

Clique na imagem para ver a galeria completa

Comissão Permanente das Causas Indígenas se reúne com secretários de Educação e Habitação levando reivindicações

O vereador Coronel Villasanti Presidente da Comissão Permanente das Causas Indígenas e o vereador André Luis vice-presidente estiveram nesta manhã (22/05) na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) para entregar formalmente ao Secretário Lucas Henrique Bitencourt, um documento com a solicitação para instalação da primeira Escola Municipal Indígena de Campo Grande, assinado por lideranças indígenas.

O documento foi entregue pelos povos originários ao vereador Villasanti, durante a reunião da Comissão Permanente das Causas Indígenas, realizada no dia 15 de maio. A reivindicação da implantação da Escola Municipal Indígena de Campo Grande foi validada por representantes de caciques e cacicas das 24 aldeias urbanas e comunidades indígenas da Capital, e hoje foi entregue em mãos ao Secretário Municipal de Educação.

O Professor Indígena Kleber Gomes, da etnia Terena que acompanhou a Comissão, ressaltou que hoje é um dia histórico para toda comunidade indígena de Campo Grande.

De acordo com o Presidente da Comissão, Coronel Villasanti, “Os povos originários ganharam voz, desde a Audiência Pública ocorrida em maio do ano passado, onde sugeri a criação da Comissão Temporária para tratarmos de assuntos como regularização fundiária, habitação, saúde, educação, assistência social e outros temas relevantes. O primeiro passo foi a Comissão Temporária das Causas Indígenas e menos de um ano depois conseguimos transformar a Comissão em Permanente, onde nos reunimos uma vez por mês para tratarmos de assuntos que precisam de agilizar a deliberação. É isso que estamos fazendo hoje levando aos secretários de educação e de habitação, questões urgentes que vão melhorar muito a vida dos indígenas, que hoje são aproximadamente 20 mil pessoas na Capital”, destacou o vereador.

A principal intenção da Comissão Permanente é criar uma política municipal consistente que atenda as comunidades indígenas, fortalecendo o segmento.
Outra agenda da Comissão no período da tarde, foi a visita à Agência Municipal de Assuntos Fundiários (EMHA) para uma reunião com o Diretor Presidente Cláudio Marques, para entrega de um ofício solicitando a designação de uma área pública para instalação da primeira Aldeia Urbana da etnia Kadiwéu.

“Estamos buscando uma área para que a etnia Kadiwéu possa construir e se instalar em uma aldeia urbana, pois hoje moram em bairros diferentes na Capital. Tratamos também de outro assunto muito importante que também foi pedido pela Comissão, que é a regularização fundiária de duas áreas, uma no Jardim Inápolis e Vila Entroncamento em Indubrasil e da Aldeia Terena Água Funda no Jardim Noroeste, situação que já está bem adiantada e o próprio secretário garantiu estar resolvida até o mês de agosto”, destacou Villassanti.

A próxima reunião da Comissão Permanente das Causas Indígenas, ficou pré agendada para o dia 7 de junho, às 14 horas, no Plenário Edroim Reverdito (Plenarinho) da Câmara Municipal, onde serão tratados os seguintes temas: Planejamento Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).

Vanusa Menegazzi
Assessoria de Imprensa do Vereador