ícone whatsapp

Adoção foi tema da palavra livre na Câmara Municipal

02.06.2023 · 6:52 · Vereador Coronel Villasanti

Clique na imagem para ver a galeria completa

A Palavra Livre desta quinta-feira, 1º de junho foi utilizada, a pedido do Presidente da Comissão Permanente de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, vereador Coronel Villasanti, pela assistente social Doemia Ignes Ceni, coordenadora de Apoio as Articulações Interinstitucionais da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul.

O tema escolhido é muito importante pois envolve crianças e adolescentes, que estão à disposição para adoção. Em Mato Grosso do Sul mais de 112 crianças estão nesta situação.
A negligência, a drogadição e a violência lideram a lista de problemas que dificultam a criança viver no convívio da própria família.
O abandono e as dificuldades para inserção em um lar definitivo é uma situação que precisa ser divulgada.

De acordo com os dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento do CNJ, que mudam diariamente, por entrada e saída de novas crianças, por reintegração familiar, adoção e outros motivos, Mato Grosso do Sul tem 740 crianças acolhidas, 112 crianças disponíveis para adoção e 229 pretendentes.
De 2019 para cá, 524 crianças foram adotadas no Estado e 1.213 crianças foram integradas a família de 2020 para cá.
Em Campo Grande atualmente tem 154 crianças acolhidas, 13 crianças para adoção e 74 pretendentes.

Doemia falou sobre os projetos importantes da coordenadoria como o: Nasce uma família, Projeto dar a Luz, Projeto Padrinho, Família Acolhedora, Projeto Minhas Raízes e República, coordenados pelo Tribunal de Justiça e que fazem parte do suporte para a rede de adoção.

“A Comissão Permanente de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente tem fortalecido a rede de proteção e deixado bem claro a necessidade de priorizar as nossas crianças. Precisamos de famílias para nossas crianças e não crianças para nossas famílias”, destacou o presidente da Comissão vereador Coronel Villasanti.

Assessoria de Imprensa do Vereador