ícone whatsapp

Câmara Municipal institui o dia municipal de conscientização da distrofia Muscular de Duchenne

05.12.2023 · 5:13 · Vereador Clodoilson Pires

Na sessão ordinária desta terça-feira (05), os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei 11.060/23, proposto pelo vereador Clodoilson Pires (Podemos), que estabelece o dia 7 de setembro como o Dia Municipal de Conscientização da Distrofia Muscular de Duchenne.

A doença, também conhecida como síndrome de Duchenne, é uma condição neuromuscular genética que causa fraqueza muscular progressiva, afetando tanto os movimentos voluntários quanto os involuntários do corpo. Essa enfermidade compromete não apenas a mobilidade, mas também funções vitais como batimentos cardíacos e respiração.

Com uma prevalência de três casos para cada 100 mil pessoas, a Distrofia Muscular de Duchenne registra cerca de 700 novos casos por ano somente no Brasil. Caracterizada como um distúrbio degenerativo progressivo e irreversível, atinge principalmente a musculatura esquelética, afetando também o músculo cardíaco e o sistema nervoso.

A instituição do Dia Municipal de Conscientização visa promover a conscientização sobre essa condição, destacando a importância da compreensão, apoio e investimento em pesquisas para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e suas famílias.

Essa iniciativa legislativa representa um passo significativo no reconhecimento e na sensibilização da sociedade para com os desafios enfrentados por aqueles que convivem com a Distrofia Muscular de Duchenne, buscando ampliar o suporte e a assistência necessária para essa comunidade.

A aprovação desta lei representa um passo fundamental para a sensibilização da população sobre a Distrofia Muscular de Duchenne, visando promover maior entendimento sobre a condição, apoio às famílias afetadas e incentivo à pesquisa para encontrar tratamentos mais eficazes.

O Dia Municipal de Conscientização da Distrofia Muscular de Duchenne, agora estabelecido, será uma oportunidade anual para unir esforços, disseminar informações e fortalecer a rede de suporte a todos que lidam com essa condição desafiadora.

Gabinete aberto – O gabinete do vereador Clodoilson Pires quer receber suas solicitações e está disponível pelos meios a seguir:

• WhatsApp: 67 97400-2762;

• E-mail: [email protected];

• Telefones Gabinete: 67 3316-1522 / 67 3316-1523

Rafael Dias
Assessoria de Imprensa do Vereador