ícone whatsapp

Vereador Beto Avelar apresenta Moção de Repúdio contra caso de racismo

15.03.2024 · 12:22 · Vereador Beto Avelar

O vereador Beto Avelar (Progressistas) apresentou na sessão desta quinta-feira (14/03) uma Moção de Repúdio contra o ato de racismo contra o árbitro Rosalino Francisco Sanca. O ato de preconceituoso ocorreu no final de semana durante a nona rodada do Campeonato Estadual de Futebol.

“Ninguém espera que o preconceito ocorra no futebol, onde as pessoas vão para torcer para o seu time e ter uma disputa saudável. Quando isso acontece é muito triste, principalmente no principal campeonato profissional do Mato Grosso do Sul, pois serve de vitrine para os torcedores”, explica Beto Avelar.

O parlamentar argumenta que os últimos meses foram marcados por diversos casos de racismo no futebol mundial. O caso mais conhecido é do craque Vinícius Junior, jogador brasileiro do Real Madrid, que em diversas ocasiões tem sido chamado de macaco por torcidas adversárias. O caso do árbitro Rosalino Sanca é o segundo registro de racismo ocorridos nos gramados do Estadual 2024. O primeiro foi contra o zagueiro Vinicius Machado, da Portuguesa MS.

“Essa é uma situação que precisa mudar. Infelizmente isso tem ocorrido com maior frequência e muitas vezes não são denunciados. O futebol tem que ser um lugar de harmonia, de convívio e bem estar, não pode haver espaço para o preconceito”, afirma o vereador Beto Avelar.

O caso foi trazido para a Câmara Municipal pelo presidente do Sindárbitro / MS – Sindicato dos Árbitros Profissionais do Estado de Mato Grosso do Sul, Ernani Tomaz da Silva. “Os árbitros de Mato Grosso do Sul recebem um treinamento da Federação Estadual e da CBF de alto nível para exercerem as suas atividades e o combate ao racismo é uma das pautas prioritárias das ações do futebol em todos os níveis, como prevê a FIFA. É preciso Justiça para os casos registrados e principalmente conscientização, educação e valorização da população negra em nossa sociedade para que o racismo, assim como outras formas de preconceito, deixe de existir”, conclui o vereador Beto Avelar.

Assessoria de Imprensa do Vereador