ícone whatsapp

Beto Avelar reafirma importância da criação da Delegacia de Proteção à Criança

15.02.2023 · 8:25 · Vereador Beto Avelar

O vereador Beto Avelar (PSD) defendeu a importância da criação do Centro de Atendimento Integral e Multidisciplinar da Criança e do Adolescente em Campo Grande como forma de coibir novos casos de violência, assassinato e tortura de crianças que frequentemente são noticiados pela mídia. Nos últimos dias, em especial, ocorreu o caso da menina Sophia, de dois anos, que perdeu a vida após sucessivas violências praticadas pela mãe e o padrasto.

A iniciativa de criar um Centro de Atendimento é discutida atualmente por uma comissão da Polícia Civil e Segurança Pública e funcionará como uma Delegacia de Proteção à Criança com apoio da rede de proteção e atendimento humanizado às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou violência. O vereador Beto Avelar esteve reunido com o delegado-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Roberto Gurgel Filho; o diretor do Departamento de Polícia Especializada, Edilson Santos; e o delegado Mário Donizete Ferraz Queiroz e conheceu a proposta.

“As autoridades da Polícia Civil reafirmam o compromisso com a proteção e a segurança das crianças e demonstram um grande empenho ao instaurar uma comissão de estudos técnicos para implantar o Centro de Atendimento Integral e Multidisciplinar da Criança e do Adolescente, uma ação necessária e que vai promover avanços na qualidade de vida das famílias de Campo Grande e do Mato Grosso do Sul”, afirma Beto Avelar

O parlamentar enfatiza que um dos pontos importantes para o Centro de Atendimento é a disponibilização de uma estrutura adequada para a idade das vítimas, que hoje são atendidas em unidades sem atendimento diferenciado, em ambientes completamente inadequados para a criança. “O Centro vai contar com o acolhimento e o encaminhamento das denúncias de forma rápida e especializada e outros instrumentos do Poder Público trabalhando de maneira organizada para que a criança não sofra ainda mais com maus tratos ou com a omissão de amparo. Isso é uma iniciativa inovadora e que certamente será modelo para outras iniciativas no Brasil”, destaca o vereador Beto Avelar.

“A criação desse Centro Integrado reunirá a Delegacia Especializada de Proteção à Criança, nos moldes da Delegacia da Mulher, com serviços de assistência social e psicológica, Conselho Tutelar, Ministério Público e juízes. Todos de maneira organizada vão acolher de forma positiva a criança e as denúncias. Vai ser uma ótima parceria do Estado com o município que envolve muitas pessoas em benefício da população”, conclui o vereador Beto Avelar.

FOTO: Izaias Medeiros
Assessoria de Imprensa do Vereador