ícone whatsapp

Betinho vai apresentar emenda para construção de uma república para acolhimento de jovens mulheres

25.04.2023 · 3:33 · Vereador Betinho

O vereador Betinho (Republicanos) vai apresentar emenda à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para que seja construída em Campo Grande uma casa feminina para acolhimento de jovens de 18 a 21 anos, assim como a República de Jovens Soraia Chrun, inaugurada recentemente para o público masculino.

Segundo Betinho, o objetivo é garantir que as meninas tenham as mesmas oportunidades. A emenda apresentada será apenas textual, uma vez que a LDO é uma orientação sobre o que deve ser aprovado para a LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2024, que é votada no final do ano de 2023.

“Vamos colocar uma emenda nossa para contemplarmos uma república feminina. Fizemos aqui o debate junto ao Legislativo e ao Executivo e conquistamos a masculina, então nosso próximo passo é lutar para que haja uma também para atender as mulheres”, explicou o vereador.

No entanto, a proposta ainda será avaliada pela Câmara, pelo Executivo e levada a uma audiência pública antes que possa ser definitivamente aprovada.

Casa República

Betinho participou da elaboração e execução do projeto que levou à inauguração da República de Jovens Soraia Chrun, aberta no último dia 15 de abril, com capacidade para atender até 10 rapazes de 18 a 21 anos. A instituição é coordenada pela Associação dos Anglicanos Solidários, com apoio da prefeitura, por meio da SAS (Secretaria Municipal de Assis

Tudo começou a partir da iniciativa da juíza Katy Braun, da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, que apresentou a ideia ao vereador, após ter visto o exemplo de uma república assim em outro estado. A entidade acolhe jovens que haviam sido removidos do meio familiar pela Justiça, por conta de algum tipo de violência, e haviam sido levados para casas de acolhimento.

No entanto, nestas casas eles só podem ficar até os 18 anos e muitos não têm como seguir suas vidas sozinhos. Neste sentido, a república oferece amparo, instrução, atendimento jurídico e psicossocial e também qualificação profissionais, para que eles possam conquistar sua independência. Diante da importância deste trabalho, após ser consultado pela juíza, Betinho levou o projeto ao Legislativo e ao Executivo, chegando à Associação dos Anglicanos Solidários, que decidiu assumir a coordenação.

Betinho conseguiu ainda R$ 100 mil em emendas da Câmara para reforma e melhorias do imóvel, localizado na Vila Anahy, bem como acompanhou as tratativas com a prefeitura para custeio do projeto. O empenho demonstrado pelo vereador fez com que ele fosse nomeado como padrinho da república. Agora, ele quer o mesmo atendimento para as meninas e, quem sabe, também para outras cidades de Mato Grosso do Sul.

Renan Nucci
Assessoria de Imprensa do Vereador