ícone whatsapp

Betinho reforça renovação de isenção fiscal para garantir 3 mil empregos em call center na Capital

27.09.2023 · 4:40 · Vereador Betinho

Durante audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (27), para prestação de contas da prefeitura de Campo Grande, o vereador Betinho (Republicanos) voltou a defender a isenção fiscal à Tahto, antiga BT Call Center, com o objetivo de garantir o emprego de mais de 3 mil trabalhadores.

Na condição de presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa, Betinho ressaltou que há previsão orçamentária, uma vez que a empresa já vinha sendo beneficiada com a isenção e busca apenas uma continuidade. Ele destaca em sua fala o impacto caso não haja renovação.

“Eu trabalhei 10 anos em telecomunicações e sei que a empresa já está aguardando há 4 meses. E nesse ramo é assim, da noite para o dia fecham tudo e vão embora. Hoje são mais de três mil empregos, eles abrem espaço para mão de obra jovem, para o primeiro emprego, então tem uma função social importante”, destacou.

A secretária municipal de Finanças, Márcia Helena Hokama, ponderou que a isenção é concedida no âmbito do Prodes (Programa de Incentivos para Desenvolvimento Econômico e Social) e que ele precisa ser reavaliado. “O fluxo não está desenhado da forma correta, precisamos ver se há capacidade de isenção e assim passarmos pelo Codecon e pela Câmara”, destacou.

Entenda

Em 2017, a Câmara Municipal aprovou um projeto que beneficiou a Tahto, garantindo que a empresa pagasse apenas 2% de ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) em vez de 5%. Como contrapartida, deveria promover a geração de emprego e renda, entre outros requisitos. À época, o vereador Betinho, que trabalhou por quase 10 anos como funcionário das telecomunicações, foi protagonista nos debates.

No entanto, o acordo era válido por cinco anos e agora a empresa busca renovar o benefício. Nesse sentido, como presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, o parlamentar tomou a frente novamente nas discussões, tem intermediado reuniões e voltou a tocar no assunto nesta quarta. O objetivo, segundo ele, é proteger os postos de trabalho, principalmente para os jovens que veem nessa empresa a chance do primeiro emprego.

Renan Nucci
Assessoria de Imprensa do Vereador