ícone whatsapp

Betinho apresenta projeto de laboratório no CCZ para exames de raiva em larga escala

24.08.2023 · 10:50 · Vereador Betinho

O vereador Betinho (Republicanos) irá propor à Câmara Municipal de Campo Grande e à Prefeitura a execução de um projeto inovador, que visa garantir ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) um laboratório especializado para diagnósticos de raiva em morcegos, cães e gatos. O desafio principal é discutir o orçamento para a construção da unidade.

A proposta foi apresentada ao vereador na manhã desta quinta-feira (24) pela veterinária Cláudia Granja Macedo Mota Ferreira, coordenadora do CCZ. Ela explicou que há uma necessidade urgente envolvendo a segurança de moradores e animais em toda a cidade. Segundo ela, os casos de morcegos com raiva têm crescido anualmente.

Em 2021, foram quatro registros; em 2022, foram seis; e até agosto de 2023 foram identificados sete morcegos com raiva, do total de 587 recolhidos até o momento na Capital. Nesse sentido, Cláudia pontua que quando há um teste positivo, todos os animais domésticos num raio de cinco quilômetros de onde o morcego infectado foi recolhido precisam ser examinados.

O problema é que não há estrutura para realizar exames em larga escala. Há uma parceria com a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul) para alguns testes, mas mesmo assim ainda não é possível atender às demandas. “Só temos realizado os casos mais urgentes. Mas temos que lembrar que a raiva é letal e não tem cura”, disse a veterinária.

Por esse motivo, ela introduziu ao vereador o projeto de um laboratório para biologia molecular, para que os testes possam ser realizados rapidamente, por meio da coleta de DNA. O objetivo é conseguir junto ao poder público recursos para a construção. A unidade foi orçada em 793.273,57, incluindo todos os equipamentos e manutenção.

O CCZ já dispõe de servidores capacitados para executar a tarefa. “Teríamos mais autonomia para diagnosticar não só a raiva, mas também outras zoonoses que podem chegar a Campo Grande. Temos visto o crescimento da influenza aviária, leishmaniose, esporotricose, entre outras, que oferecem risco a seres humanos e animais”, ressaltou.

Na condição de parlamentar e presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Campo Grande, Betinho mostrou-se favorável à ideia e disse que não medirá esforços para ajudar o CCZ nessa conquista. “Vamos discutir a viabilidade de incluir esse projeto na Lei Orçamentária Anual, assim como também vamos acionar nossa bancada federal em busca de emendas. Sou parceiro nessa luta, até porque será um modelo de laboratório único no Brasil”, destacou.

Renan Nucci
Assessoria de Imprensa do Vereador