ícone whatsapp

Após apresentar indicação, Betinho comemora instalação de semáforo em trecho crítico no Tijuca

20.11.2023 · 11:05 · Vereador Betinho

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), deu início à instalação de semáforos no cruzamento da Avenida Dinamarca com a Rua Souto Maior, no bairro Tijuca, trecho que foi palco de diversos acidentes nas últimas semanas, alguns deles fatais. A medida leva segurança e garante maior fluidez ao trânsito na região.

Nesta segunda-feira (20), o vereador Betinho (Republicanos) esteve no local acompanhando o trabalho de implantação. Ele foi um dos parlamentares que encaminhou ofícios e apresentou indicações solicitando esta melhoria.

Neste contexto, enalteceu a participação do comerciante Sebastião, representante dos moradores que mobilizou a vizinhança, vereadores e o município para que medidas fossem adotadas com urgência, antes que outras pessoas fossem vitimadas.

“É um exemplo a ser seguido e espero que ele continue assim, atuante. Nosso mandato está à disposição da população. Gostaria de agradecer à prefeita Adriane Lopes pela sensibilidade em atender aos pedidos e empenhar os servidores nessa importante tarefa”, disse o vereador.

O morador, por sua vez, destacou a importância dos semáforos. “Para nós é muito importante. Estivemos reunidos com a Agetran e com várias outras lideranças por isso. Esses semáforos vão evitar outros acidentes e agradeço muito aos vereadores e a todos que participaram dessa conquista”, destacou.

Estudo para instalação

Conforme divulgado pela prefeitura, para a implantação de um conjunto semafórico é necessário que sejam realizados estudos técnicos, bem como pesquisas de fluxo de tráfego para verificar se é a única intervenção cabível ou se outras medidas podem ser adotadas.

Além da quantidade de veículos, também é avaliado os tipos de veículos (moto, caminhão, ônibus, carro) que passam no local, o número de acidentes, dentre outros fatores, conforme explica a equipe de mobilidade urbana da Agetran.

Normalmente, os técnicos vão até o local e registram quantos automóveis passam em sentido centro – bairro, vice-versa, quantos seguiram e quantos realizaram a conversão.

Após esse levantamento, segue para inserção em uma planilha de dados que verifica de que maneira os veículos contabilizados causam impacto no fluxo do trânsito. Nesse levantamento, caminhão tem mais peso que um carro, e um carro tem mais peso que uma motocicleta.

Para a equipe responsável pelo estudo, o retorno da população também é essencial, para que seja possível entender a dinâmica de cada região. Feita todas as análises, em caso positivo, a implantação semafórica é inserida na programação de serviços, caso não dê, é realizado outra ação para melhoria de circulação na via.

Renan Nucci 
Assessoria de Imprensa do Vereador