ícone whatsapp

Projeto do vereador Ayrton Araújo do PT cria “Medalha deputado Estadual Cabo Almi”

19.12.2023 · 5:29 · Vereador Ayrton Araújo do PT

Projeto de Resolução nº 539/2023, aprovado hoje (19), por unanimidade na Sessão Ordinária, de autoria do vereador Ayrton Araújo, líder da bancada do PT na Câmara Municipal de Campo Grande, institui a “Medalha Legislativa Deputado Estadual Cabo Almi” no Município de Campo Grande. Cabo Almi foi eleito vereador por quatro mandatos na Capital e três mandatos consecutivos para deputado estadual em Mato Grosso do Sul.

Art. 1º Fica criada no âmbito da Câmara Municipal de Campo Grande, a Medalha “Deputado Estadual Cabo Almi”.

Art. 2º A Medalha será conferida a Oficiais e Praças da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, Policia Civil e Guarda Municipal pelo reconhecimento do Município de Campo Grande, pelos relevantes serviços por eles prestados a toda sociedade.

Parágrafo Único – A Medalha será acompanhada do diploma correspondente à honraria.

Art. 3º A entrega da Medalha será realizada durante o mês de dezembro, decorrente de este ser o mês de nascimento do ex-servidor público do Estado de Mato grosso do Sul, José Almi Pereira Moura.

Art. 4º Fica limitada a cada Vereador a concessão de duas medalhas, por exercício, acompanhadas do diploma correspondente.

Art. 5º A Mesa Diretora regulamentará esta Resolução, no prazo máximo de trinta dias a contar da data da sua publicação.

Art. 6º Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.

A proposição tem como objeto instituir a medalha legislativa “Cabo Almi”, sendo conferida a Oficiais e Praças da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, Policia Civil e Guarda Municipal pelo reconhecimento do Município do Campo Grande, pelos relevantes serviços por eles prestados a toda sociedade.

A denominação da respectiva honraria foi solicitada em razão do Senhor José Almi Pereira Moura, já falecido, ser conhecido como “Cabo Almi”. Vereador por quatro mandatos e três vezes deputado estadual no Estado de Mato Grosso do Sul, Cabo Almi sempre foi conhecido pelo seu trabalho de Excelência. A morte do Deputado, causou comoção em todo o Estado, sobretudo entre os membros da comunidade onde morava.

José Almi Pereira Moura (Cabo Almi do PT), filho de lavradores, nasceu no município de Jardim Olinda (PR), em 17 de dezembro de 1962. Em 1963, veio para o Mato Grosso, hoje Mato Grosso do Sul, se instalando na zona rural, município de Deodápolis, no Distrito de Lagoa Bonita, antiga Colônia Federal, onde até hoje reside o seu pai senhor Finelon e (sua mãe dona Creusa in memorian).

Em fevereiro de 1982, Almi veio para Campo Grande e trabalhou como cobrador de ônibus, foi empacotador e promotor de vendas em indústria de alimentos, formou-se como técnico de torneiro mecânico pelo Senai, concluiu o ensino médio na Escola José Barbosa Rodrigues, Bairro Universitário.

Em outubro de 1983, prestou concurso para soldado da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. Em 1988, foi aprovado no concurso para Cabo da PM. No início da década de 1990 participou da fundação do Grêmio 8 de Abril (Polícia Militar), do qual foi presidente por seis anos consecutivos.

Em 1996, foi eleito vereador em Campo Grande, pelo PT – Partido dos Trabalhadores, sendo reeleito para mais três mandatos. Elegeu-se deputado estadual em 2010, se reelegeu em 2014 e 2018, sendo o mais votado da legenda nos dois últimos pleitos.

Faleceu no dia 24 de maio de 2021, aos 58 anos de idade, vítima de implicações do Covid-19. Deixou a esposa Irene Carolina, os filhos Flávio Moura, Fabrícia Moura e Monique Moura.

Cabo Almi cumpriu com louvor o seu propósito aqui na terra, sendo um homem simples, honesto, trabalhador e honrado, deixando um legado de integridade, sendo um exemplo de ser humano a ser seguido.

Finalmente, o vereador Ayrton Araújo agradeceu a todos os vereadores que votaram pela aprovação do projeto que instituiu a “Medalha Legislativa Deputado Estadual Cabo Almi”. “Sou eternamente grato ao Cabo Almi, devo a ele a minha existência nesse parlamento, essa honraria é extensiva também a toda a sua família que sempre me acolheu”, finalizou o parlamentar.

Assessoria de Imprensa do Vereador