ícone whatsapp

Prefeita Adriane e lideranças indígenas elogiam trabalho do vereador Ademir Santana em solenidade do Dia da Mulher

08.03.2023 · 3:44 · Vereador Ademir Santana

Clique na imagem para ver a galeria completa

O elevado comprometimento e as ações Parlamentares do vereador Ademir Santana (PSDB) foram elogiados publicamente na solenidade em homenagem as mulheres indígenas, realizada na manhã desta quarta-feira (08/03), por ocasião do Dia Internacional da Mulher. A prefeita Adriane Lopes e lideranças indígenas que se pronunciaram não hesitaram em destacar o trabalho do vereador em benefício a causa dos povos originários.

No seu primeiro mandato, a primeira audiência pública feita foi para agilizar providências para beneficiar as nações indígenas. Um dos resultados é a regularização de todas as aldeias e, “hoje, quase todas estão regularizadas, a exemplo da Vila Romana e Marçal de Souza”.

Ademir Santana apresentou emenda e conseguiu os recursos para aquisição do veículo de trabalho das lideranças indígenas em Campo Grande. A verba também foi utilizada para equipação da sala da Coordenadoria Municipal da questão indígena.
É do vereador Ademir Santa, também, a Lei Municipal de adequação a Lei Federal, que institui a obrigatoriedade da comemoração do Dia 19 de Abril, assim como acontece em todo Brasil. Outra lei de sua autoria que beneficia o setor indigenista, é a que regulamenta a existência do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Índio (CDDI).

“E não vamos parar por ai, porque esta praça onde estamos, que tem a Feira Indígena, e esta sendo feita homenagem a mulher índia, precisa ter um nome relacionado as nações indígenas”, sugeriu o vereador em seu pronunciamento. “Vamos providenciar isso”, arrematou.

Outros encaminhamentos solicitados pelas lideranças, são quanto a instalação de toldos para proteger os produtos e as famílias que ali trabalham, durante chuva com ventos fortes. Eles também pedem a regularização da Feira Indígena, que existe a 40 anos no local mas não há documentação da área.

Foto: Luana Sena
Texto : Élen Malfará de Mesquita  – 
Assessoria de comunicação do Vereador