ícone whatsapp

TV Câmara lança canal aberto e garante mais transparência ao Legislativo Municipal

11.03.2024 · 10:56 · Solenidades

Mais transparência e acesso democrático à informação, assim pode ser definido o novo capítulo escrito hoje na história do Poder Legislativo Municipal, com a inauguração do canal aberto de TV da Câmara de Vereadores, no canal 7.3.

A solenidade de lançamento da rede aberta da TV Câmara, foi realizada na manhã desta segunda-feira (11) e marca um avanço histórico, que democratiza o acesso da população a tudo que acontece dentro do Parlamento.

De acordo com o presidente da Casa de Leis, vereador Carlos Augusto Borges, Carlão, “essa é uma vitória de todos nós, aqui na Câmara temos uma história de mais de 100 anos, uma data como a de hoje é muito importante, porque daqui a 100 anos vamos estar cravados na história. Esse é um ganho de todos nós, também dos servidores concursados e comissionados. A TV Câmara foi uma parceria muito difícil, esse sonho foi se tornando realidade. Todo grupo aqui da Câmara trabalhou bastante, hoje esse sonho se torna realidade. Vamos informar ao vivo tudo que a Câmara faz e a sociedade vai ter oportunidade de ver na hora tudo que foi dito, isso combate a fake News. Vamos mostrar o trabalho do vereador no bairro, ouvindo a sociedade. Essa TV nossa é aberta, uma ferramenta para que o vereador mostre o seu trabalho, o que realmente vem fazendo. Este é marco importante, com certeza absoluta, não foi fácil, tivemos muita dificuldade e a Assembleia foi fundamental, sem a Assembleia não seria possível”, enalteceu o chefe do Poder Legislativo.

O novo canal terá a transmissão ao vivo de sessões ordinárias, às terças e quintas, audiências públicas, sessões solenes e outros eventos. Além disso, terá uma grade de programação fixa, com atrações como o Voz da Comunidade, Expediente, Papo em Dia, Mais Mulheres, Vereadores em Foco e o Câmara Notícias.

Em seu discurso o secretário-adjunto de Estado da Casa Civil, João Cesar Mattogrosso, destacou a importância da TV. “Qual a importância da TV Câmara? Nada mais é do que a transparência. Mostrar que cada vez mais a Câmara tem transparência para com a sua população. Levando informação, afinal essa casa possui 29 vereadores com suas equipes que percorrem diariamente os bairros dessa cidade e distritos, buscando quais são os problemas, porque são esses problemas que pautam todos os dias o trabalho dos parlamentares”, destacou.

Agora, o trabalho dos vereadores nas comunidades, as ações voltadas à defesa de direitos, orientações para a população em áreas essenciais, como a saúde e educação, terão um alcance ainda maior.

O 1º Subdefensor Público Geral de Mato Grosso do Sul, Homero Lupo Medeiros, também marcou presença no evento e salientou “é um ato de muita importância para defensoria estar vivenciando esse momento de inauguração da TV Câmara, uma TV aberta, que vai levar conhecimento aos cidadãos e aos municípios próximos o conhecimento e a transparência do que é o Legislativo Municipal de Campo Grande e mostrar a eles que os senhores trabalham muito para que essa cidade seja melhor, essa cidade prospere, cresça, e também que a população conheça seus direitos como cidadãos. É importante que cada cidadão entenda o que é política, o que são direitos políticos, o que é cidadania e essa Casa exercita isso todos os dias aqui dentro e lá fora”, afirmou.

O Legislativo campo-grandense também conta com parcerias com as TVs abertas do Congresso Nacional (Câmara Federal e Senado) para a retransmissão de conteúdos nacionais.

A diretora-presidente do IMPCG (Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande), Camilla Nascimento de Oliveira, representou a prefeita Adriane Lopes, e destacou em seu pronunciamento, que “é uma honra fazer parte desse evento, um grande evento, cada dia que passa a câmara fica mais próxima do povo e a TV Câmara é prova disso, essa proximidade de levar o que vem acontecendo aqui dentro à facilidade do acesso, fazendo o povo ficar junto de todos vocês”, afirmou.

Saiba como sintonizar – Para acompanhar o novo canal, basta acessar o menu principal da sua TV e procurar pela sintonia automática de canais. A TV Câmara estará no canal 7.3. Assim, você poderá acompanhar o trabalho do seu vereador do sofá da sua casa.

Paulline Carrilho

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal