ícone whatsapp

Presídio na Vila Sobrinho: mudança já sensibiliza autoridades, afirma Alex

28.10.2011 · 12:00 · Reunião

 
Os vereadores Alex (PT) e Rose Modesto (PSDB) ficaram mais confiantes numa solução para a transferência do presídio semiaberto da Vila Sobrinho para outro local no qual a comunidade não fique apreensiva nem se sinta insegura. Na quarta-feira passada (26), Alex e Rose foram recebidos pelo juiz de Direito da 2ª Vara de Execuções Penais, Albino Coimbra Neto, com quem debateram a necessidade e as alternativas de remanejamento dos detentos.
 
 
Segundo Alex, o magistrado foi bastante sensível às ponderações e concordou ser necessário rediscutir a questão, sem abrir mão das recomendações do Ministério Público e das normas de funcionamento do sistema penal com foco na perspectiva de ressocialização. Na reunião, foi levantada a sugestão de transferir os presidiários da Vila Sobrinho para a unidade na região da Gameleira. Coimbra Neto aceitou discutir essa possibilidade, juntamente com as autoriades envolvidas, sobretudo o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini.
 
 
Para buscar a solução, Alex diz que deve ser convocada uma nova audiência pública, tendo em vista a dimensão que esse tipo de intervenção alcançou na comunidade. A confiança dos vereadores cresceu desde que iniciaram o processo de apoio à mobilização dos moradores da região, preocupados com o impacto prejudicial que a existência de um presídio pode causar no bairro e insatisfeitos porque não foram ouvidos previamente pelas autoridades. Nesse esforço já foram realizadas uma audiência pública e diversas reuniões com moradores e autoridades.
 
 
A remoção para a Gameleira dependeria de condições específicas e determinantes, como a garantia de transporte aos albergados e servidores, horários de saída e entrada diferenciados e avaliação do impacto social na região. “O que eu considero mais importante em tudo isso é o estabelecimento do amplo diálogo e a reabertura do debate, item indispensável para que se encontre uma solução definitiva e satisfatória para todos”, definiu Alex.
 
Assessoria de Comunicação/Vereador Alex