ícone whatsapp

Técnica do CRMV/MS fala sobre projeto que regulamenta hemoterapia animal

07.12.2023 · 10:34 · Palavra Livre

Clique na imagem para ver a galeria completa

A responsável técnica CRMV/MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul), Karin Kuibida, utilizou a Tribuna, na sessão desta quinta-feira (07), para falar sobre a importância do projeto de lei 11.148/23, que cria a regulamentação da hemoterapia animal. O convite foi feito pelo vereador Zé da Farmácia.

“Foi criado um grupo de trabalho que trabalhou exaustivamente sob as boas práticas e o regulamento técnico para estabelecer condições para este tipo de serviço. Com a aprovação desse projeto, Campo Grande vai ser a segunda Capital no Brasil a estabelecer regras para o funcionamento de estabelecimentos que prestam esse serviço”, disse.

Conforme a justificativa do projeto, existem várias irregularidades que podem acontecer durante um serviço de hemoterapia, prejudicando tanto o doador, quanto o paciente já debilitado que precisa da transfusão.

Além de criar regras para a realização dos procedimentos, o projeto estimula a conscientização sobre a doação segura de sangue animal.

“O ato depende da solidariedade de uma rede de voluntários. Nossa intenção é criar mecanismos para coibir práticas como coletas ilegais, muitas vezes sem autorização dos tutores, e a utilização de locais impróprios para esses procedimentos”, completou.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal