ícone whatsapp

Síndrome de Tourette é tema da Palavra Livre na sessão desta terça-feira

19.03.2024 · 10:48 · Palavra Livre

Clique na imagem para ver a galeria completa

Ainda pouco conhecida, a Síndrome de Tourette foi tema da Palavra Livre durante a sessão desta terça-feira (19). A convite da vereadora Luiza Ribeiro, a militante da causa PCD Débora Freitas, portadora da doença, falou sobre as dificuldades enfrentadas por quem sofre por essa condição.

“Eu sempre estava cansada fisicamente, perturbada mentalmente e com medo. A pessoa com essa síndrome está cansada. Os tiques cansam. É comum ter medo de ter tiques no momento errado. Passei por uma depressão profunda, que durou cerca de cinco anos”, lembrou.

A síndrome de Tourette é um distúrbio neurológico caracterizado por movimentos súbitos, repetitivos, rápidos, indesejados ou vocalizações, os chamados “tiques”.

Devido ao constrangimento diante de outras pessoas, a síndrome ainda pode levar a condições como fobia social, ansiedade, depressão e estresse.

“Passei por um procedimento de estimulação cerebral e diminuíram consideravelmente meus tiques, além de ter zerado o toque. Hoje, opto por não tomar remédios para controle de humor. Não me incomodo com os tiques porque minha saúde mental está em dia”, afirmou.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal