ícone whatsapp

Setembro Amarelo: medidas de prevenção ao suicídio são debatidas na Palavra Livre

19.09.2023 · 11:59 · Palavra Livre

Clique na imagem para ver a galeria completa

No contexto da campanha Setembro Amarelo, ações de combate e prevenção ao suicídio foram debatidas na Palavra Livre, durante a sessão desta terça-feira (19). O coordenador pedagógico do Curso de Prevenção ao Suicídio da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Edilson Reis, lembrou que a grande maioria dos casos pode ser evitada com ações simples.

“Mato Grosso do Sul é o quarto estado no Brasil com alta taxa de suicídios por 100 mil habitantes. E a faixa etária que vem crescendo é dos 5 aos 19 anos. 90% dos casos têm algum transtorno mental que pode ser diagnosticado. Hoje, as unidades básicas de saúde da nossa cidade fazem um esforço sobre-humano”, disse Reis, que esteve na Câmara a convite do vereador Coronel Villasanti.

O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

“Precisamos debater isso com mais seriedade, a questão da saúde mental envolvendo crianças e adolescentes. Infelizmente, só vemos o impacto disso quando bate a nossa porta. Enquanto o suicídio é do vizinho e não nos impacta, não fazemos nada. Mas essa é uma realidade que pode ser tratada. 90% dos casos pode ser tratado com uma ação simples: acolhimento”, disse.

Já o vice-presidente do Grupo Amor Vida, Ton Almeida, falou sobre o trabalho gratuito desenvolvido pela instituição. Ele foi convidado pelo vereador Otávio Trad.

“O atendido pode buscar de forma sigilosa e anônima o consolo para que ele possa desistir daquela vontade de desistir da própria vida. O grupo atua de forma gratuita e voluntária, e poucos conhecem essa atividade. Poucos conhecem que a população de Campo Grande e do Brasil tem um telefone que pode ser usado todos os dias da semana. Um serviço que salva vidas”, afirmou.

O Grupo Amor Vida presta um serviço gratuito de apoio emocional a pessoas em crise através do telefone 0800 750 5554, sem identificador de chamadas. A população pode ligar sempre que precisar das 7h às 23h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal