ícone whatsapp

Parto prematuro é tema da Palavra Livre durante a sessão desta quinta-feira

30.11.2023 · 10:58 · Palavra Livre

Clique na imagem para ver a galeria completa

Karen Crystina Deduch Honório de Godoy utilizou a Tribuna, na sessão desta quinta-feira (30), para falar sobre o “Novembro Roxo”, mês internacional de sensibilização para a prematuridade. A convite do vereador Dr. Victor Rocha, ela relatou sua experiência como mãe de um prematuro e falou das atividades desenvolvidas pela ONG “Prematuridade.com” em Mato Grosso do Sul e no Brasil.

“Quando sonhamos com a maternidade, nunca nos passa pela cabeça que algo ruim pode acontecer. Planejamos cada momento. Mas, a prematuridade, nem aparece no check-list de uma gestão. Os exames pré-natal estavam em dia. Foram 81 longos dias de internação, graças a Deus sem nenhuma sequela”, relatou.

O filho de Karen, Miguel, nasceu com 28 semanas, no dia 2 de agosto, com pouco mais de 1 kg. Segundo ela, um em cada dez bebês nascem prematuros. O parto prematuro, também, é a principal causa de mortalidade de crianças antes dos cinco anos de idade. O Brasil é o 10º no ranking de prematuridade, com 380 mil nascimentos prematuros todos os anos.

“Por isso, abracei a causa. A Associação nasceu da experiência de mães com a prematuridade e suas consequências. Em 2011, éramos apenas um blog. Hoje, nossas ações visam reduzir a incidência da prematuridade e diminuir os danos à saúde dos bebês”, completou.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal