ícone whatsapp

Na Tribuna, estudantes falam sobre projeto de capacitação sobre o luto infantil

10.11.2022 · 10:47 · Palavra Livre

Clique na imagem para ver a galeria completa

Os estudantes Maurício Szczypior Marin e João Victor Rezende Costa, do Colégio Status, utilizaram a Tribuna, na sessão desta quinta-feira (10), para falar sobre um projeto de capacitação sobre o luto infantil. Os jovens escreveram um livro que visa capacitar professores para ampararem alunos que perderam entes queridos. O convite foi feito pelo vereador Papy.

“O luto não é somente a perda de um ente querido. A falta de ir para a escola, o divórcio de um pai, a perda de um avô. A gente percebe que o luto se manifesta de diferentes modos. O objetivo do nosso trabalho é trazer para dentro da sociedade essa pauta de discussão para que ela intervenha”, disse Maurício.

Segundo os estudantes, o objetivo é levar os livros para as escolas municipais. “Nosso objetivo é expandir nossa proposta, trazer para as escolas municipais que precisam da capacitação desse professor. Muitas vezes, professores dizem que a escola não pode atuar. Mas as crianças permanecem por muito tempo dentro da escola, é onde as crianças formam os aspectos morais. Os professores devem estar capacitados para abordar”, completou.

Para João Victor, em muitos casos, os docentes não sabem como apoiar os alunos que perderam seus entes. “O que vemos, muitas vezes apresentando nosso projeto, é que querem ajudar, mas não sabem como. Eles querem ajudar, então daí vem a pauta do nosso projeto. Fizemos um livro para capacitar esse professor. O que é o luto, sua natureza. O professor termina esse livro sabendo como lidar com esse luto. Queremos um material acessível, para todos. Que qualquer professor pode ler e ajudar o estudante nesse momento difícil”, finalizou.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal