ícone whatsapp

Na Tribuna, Coordenadora do Núcleo da Cidadania do MPE fala sobre Sistema de Localização de Desaparecidos

05.12.2023 · 10:43 · Palavra Livre

Clique na imagem para ver a galeria completa

A promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo da Cidadania do Ministério Público Estadual, Clarissa Carlotto Torres, esteve na Tribuna, na sessão desta terça-feira (05), para falar sobre o Sinalid (Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos) e as ações a serem desenvolvidas junto ao Cadastro Municipal de Pessoas Desaparecidas. O convite foi feito pelo vereador Otávio Trad.

“O sistema é o único de âmbito nacional que faz essa função. Ele nasceu no Ministério Público do Rio de Janeiro em 2010 e deu tão certo que o CNMP [Conselho Nacional do Ministério Público] decidiu institucionalizar o sistema e levar para todos os MP do Brasil. Assim, cada Estado foi aderindo ao sistema e entrando no próprio programa. Esse é um sistema de todos”, afirmou.

Mais do que um sistema de tecnologia, o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos é um programa criado para fomentar a articulação de vários órgãos e agentes públicos em torno de uma política nacional de descoberta de paradeiros.

Até abril de 2022, o sistema já atuou com êxito em 18.837 casos de desaparecimento (com a localização efetiva da pessoa declarada desaparecida ou com a constatação de sua localização pelos familiares, após o registro do seu desaparecimento no sistema).

Atualmente, no Brasil, são cerca de 95 mil registros de desaparecidos no Sinalid. Destes, aproximadamente 10 mil estão em Mato Grosso do Sul. “Estima-se que mais da metade sejam desaparecimentos voluntários, de pessoas que já retornaram para suas casas. Então, temos um grande trabalho pela frente”, finalizou.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal