ícone whatsapp

Na Palavra Livre, presidente da Santa Casa agradece emendas destinadas pelos vereadores

15.02.2024 · 10:32 · Palavra Livre

Clique na imagem para ver a galeria completa

A presidente da Santa Casa de Campo Grande, Alir Terra, utilizou a Tribuna na sessão desta quinta-feira (15) para falar sobre importância do hospital e agradecer as emendas destinadas pelos vereadores. O convite foi feito pelo vereador Dr. Victor Rocha.

“Quero dizer a importância dos vereadores para a saúde de Campo Grande. Pela primeira vez, a área da saúde recebe um valor tão significativo, que é usado para a população. Embora tenham sido destinados esses valores ao hospital Santa Casa, é preciso informar que, embora seja uma instituição particular, atende quase 90% da área SUS para a população”, disse.

Das emendas impositivas para 2024, a Casa de Leis destinou mais de R$ 1,3 milhão ao maior hospital de Mato Grosso do Sul. “Nunca aconteceu isso. Graças a Deus, por nossa vivência tão próxima à Câmara, temos vereadores tão comprometidos. Foi a maior emenda que a Santa Casa já recebeu na história dessa Casa de Leis”, afirmou.

Alir também falou das dificuldades financeiras enfrentadas pela unidade. Segundo ela, hoje o hospital tem lotação de mais de 600 pessoas e recebe, em média, 100 ambulâncias por dia.

“Estamos em reformas no pronto-socorro, com muitas dificuldades, pois o contrato SUS não cobre o que a Santa Casa gasta com seus pacientes”, afirmou.

“A Santa Casa não tem uma má gestão. Na época da intervenção, teve os mesmos prejuízos que têm hoje. Já está provado por uma ação da Justiça Federal, onde foi feito uma perícia judicial, que comprovou que a Santa Casa não teve má gestão, e que os valores pagos não eram suficientes para atender os pacientes regulados”, finalizou.

Durante a Palavra Livre, o vereador Dr. Victor Rocha anunciou o retorno dos atendimentos da Casa Rosa na sexta-feira (16). O projeto está de casa nova. Vai funcionar na antiga ala psiquiátrica da Santa Casa (entrada pela Avenida Mato Grosso).

“Assumi esse compromisso de oferecer acesso à Saúde Pública de qualidade. E a Casa Rosa tem sido um exemplo em oferecer o que há de melhor na mastologia para as mulheres de Campo Grande e de todo o Mato Grosso do Sul. A ampliação dos serviços será justamente para atender áreas que estão necessitando de um olhar diferenciado, como por exemplo o acompanhamento às gestantes, para que evitemos tantos partos prematuros. Além de disponibilizar atendimento pediátrico, que é uma demanda recorrente que chega até nosso gabinete. Por fim, a Casa Azul suprirá as necessidades dos homens para cuidar de sua saúde”, pontuou.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal