ícone whatsapp

Comissão de vereadores vai auxiliar aprovados em diálogo com prefeitura para nomeação de 173 guardas

04.07.2023 · 11:45 · Palavra Livre

Novamente, aprovados em concurso da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande retornaram à Câmara Municipal para insistir no pedido para que a prefeitura nomeie 173 profissionais que já concluíram o curso de formação. Comissão de vereadores vai acompanhar de perto essa negociação, participando de reunião dos profissionais com o secretário municipal de Governo, João Rocha.

O diretor e fundador da Associação da Guarda Municipal Civil, Douglas Parizotto, falou na Tribuna para agradecer o apoio dos vereadores e pedir a convocação, que ajudaria a minimizar o déficit de guardas atualmente. Ele informou que foram formados 376 aprovados. O edital previa 273 vagas. “O déficit hoje é de 40% e essa quantidade seria o mínimo”, disse.

Foram chamados 198 guardas, conforme o vice-presidente da entidade. Destes, porém, 12 já não integram mais a Guarda. Outros 60 foram aprovados em outros concursos e estão, segundo Parizotto, apenas de passagem pela instituição aguardando as nomeações.

Vereadores que integram a Comissão Permanente de Segurança Pública devem acompanhar a negociação. O colegiado é composto pelos vereadores Coronel Villasanti (presidente), Paulo Lands (vice-presidente), Valdir Gomes, Ayrton Araujo e Ademir Santana. Também devem acompanhar a vereadora Luiza Ribeiro, o vereador Junior Coringa e o vereador Beto Avelar. “Vamos montar essa Comissão e já vamos agendar com o secretário essa reunião”, garantiu Villasanti.

“Tem o déficit, tem onde colocar. Temos viaturas com um ou dois agentes, mas não é suficiente. Fora as escolas e demais prédios públicos. Não tem por que não chamar os 173. Já fizeram a academia para essa formação, falta contratar e temos o déficit”, reforçou o diretor da Associação da Guarda, sobre a necessidade para aperfeiçoar o atendimento à população.

Parizzoto ressaltou que o presidente da Câmara, vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão, sempre abriu as portas da Casa de Leis para que os Guardas trouxessem suas demandas, bem como sempre tiveram apoio dos vereadores nas reivindicações, a exemplo da concessão do adicional de periculosidade.

Milena Crestani
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal