ícone whatsapp

Vereador Mario Cesar pede faixa de pedestre vermelha e uso do Gesto pela Vida na campanha "Pedestre, eu cuido"

18.05.2012 · 12:00 · Outras Notícias


A falta de sinalização em vários pontos da campanha "Pedestre, eu cuido" em Campo Grande (MS) foi alvo mais uma vez de críticas por parte do vereador Mario Cesar (PMDB), durante a Sessão Ordinária realizada nesta quinta-feira (17), na Câmara Municipal. Através de fotos, o parlamentar apresentou sugestões de alterações na campanha, cujo objetivo é dar mais segurança ao trânsito campo-grandense.

No uso da Palavra Livre, o vereador pediu que a Lei Municipal Nº 4.911/10 seja cumprida e começe a ser utilizada nas faixas que fazem parte da campanha. "O Gesto pela Vida propõe a sinalização da intenção de atravessar a rua por parte do pedestre, facilitando a comunicação com os condutores de veículos e ajudando a evitar possíveis acidentes. Precisamos criar uma cultura para aumentar ainda mais o respeito à vida", explica.

Durante seu discurso, Mario Cesar tambem sugeriu a pintura diferenciada das faixas de segurança. "Além da sinalização antecipada, tanto horizontal quanto vertical, as faixas poderiam ser pintadas de vermelho, já que o condutor precisa ter uma visão nítida das mesmas. No entanto, o ideal seria o uso do traffic calming [lombada elevada] nos locais da campanha, pois além de diminuir naturalmente a velocidade dos veículos também serve como forma de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, já que nivela as calçadas e a rua", completa.

O parlamentar também anunciou que lançará nas próximas semanas um panfleto, no formato de um leque, explicando como deve ser o comportamento de pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas em relação ao respeito da faixa. A distribuição deve ocorrer em pontos de ônibus e em escolas da cidade.


Vitor Yoshihara 
Assessoria de Comunicação do Vereador Mario Cesar