ícone whatsapp

Programa Mais Mulheres aborda a realidade das comunidades indígenas em Campo Grande

29.09.2023 · 8:24 · Outras Notícias

A Câmara Municipal de Campo Grande exibe, a partir desta sexta-feira, mais um Programa Mais Mulheres, produzido em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher da Casa de Leis. Nesta edição, participam a vereadora Luiza Ribeiro, procuradora da Mulher da Câmara, e as lideranças indígenas Aliscinda Tibério e Mirian Terena. Elas abordaram a realidade e os direitos das comunidades indígenas no contexto urbano.

Aliscinda é cacica da Aldeia Urbana Água Bonita, presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Povos Indígenas em Campo Grande e Conselheira Nacional das Mulheres Indígenas. Mirian Terena foi fundadora do Conselho Nacional de Mulheres Indígenas do Brasil, é uma ativista do Movimento Indígena e integrante da Comunidade Urbana Peyokaxé da Capital.

A luta política das comunidades, realidade do acesso à saúde, educação e moradia foram alguns dos assuntos abordados na entrevista, conduzida pela jornalista Dayane Parron. Hoje 18,4 mil indígenas moram em Campo Grande, conforme o último Censo do IBGE. As lideranças comentam sobre acolhimento, necessidade de intérpretes em instituições e do ensino da língua e da cultura indígena nas escolas.

As discussões abordadas no Mais Mulheres serão ampliadas em Audiência Pública, promovida na Câmara Municipal na segunda-feira, dia 2 de outubro, às 14 horas, para debater sobre direitos e políticas públicas para o bem viver das mulheres indígenas.

Além do canal do Youtube da Câmara Municipal, o programa vai ao ar na Rede E (TV Educativa), no canal 4.2, às 10h30 desta sexta-feira. Já na TV Assembleia, canal 9 da Net, o programa será exibido às 18h45 desta sexta-feira, às 18h30 de sábado e às 14 horas no domingo.

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal