ícone whatsapp

Veterinário Francisco se diz esperançoso e confiante com projeto de lei que proíbe os fogos em todo o Estado

07.02.2020 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

Foi apresentado na última quarta-feira (05) na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, um Projeto de Lei, de autoria do Deputado Neno Razuk, que visa proibir o uso de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos com estampido.

Em sua justificativa o Deputado alega que a queima de fogos, principalmente em datas festivas, é prejudicial à saúde e bem estar dos animais, crianças com autismos e idosos. E que as campanhas que existem para que a população se conscientize e deixe esse hábito não tem surtido o efeito esperado.

Em 2019, um projeto de lei com o mesmo tema tramitou na Câmara Municipal de Campo Grande, por iniciativa do Vereador Veterinário Francisco, mas infelizmente não obteve êxito. “A intenção quando apresentei esse projeto na Câmara, era proteger os idosos, pessoas com espectro autista, os enfermos nos hospitais e principalmente os nossos animais.” 

Campo Grande é rica em sua fauna silvestre, e o uso dos fogos com estampido afeta diretamente os animais que moram nos vários parques da nossa cidade. Isso sem dizer dos animais domésticos que ficam assustados e desorientados. Essa situação causa muito sofrimento e eleva a propensão de acidentes causados por animais.

“Torço para que os Deputados aprovem esse projeto, pois será mais uma vitória para a causa animal. Infelizmente Campo Grande não foi beneficiada por uma lei neste sentido, mas agora, com a abrangência sendo estadual, temos a certeza que mais animais estarão protegidos”, disse o Vereador, que é o representante da causa animal na Câmara Municipal.

Assessoria de Imprensa do Vereador