ícone whatsapp

Veterinário Francisco preside sessão que homenageia zootecnistas de Campo Grande

16.05.2019 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

O vereador Veterinário Francisco (PSB) presidiu a sessão Solene de Outorga da Medalha Legislativa Marcelo de Oliveira Andreotti em comemoração ao Dia Municipal do Zootecnista instituído pela Lei 5875/17. A solenidade foi instituída pela Resolução n°1266/18. ”O profissional de zootecnia é parceiro-irmão do médico veterinário. Essa é a segunda sessão solene que homenageamos os zootecistas que são fundamentais para o manejo adequado dos animais e ajudam a fazer pecuária nacional forte, eficiente e competitiva. E um representante a altura dessa profissão tão importante nada melhor que homenagear o professor doutor Marcelo Andreotti que nos deixou muito cedo, mas seu legado continua a inspirar seus alunos, amigos e a própria Zootecnia com seus estudos”, explica o parlamentar. 

A medalha que vai ser entregue aos profissionais no Dia Municipal do Zootecnista faz homenagem póstuma ao professor doutor Marcelo de Oliveira Andreotti em razão do legado de conhecimentos científicos e serviços prestados à sociedade. Ele era doutor em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS ministrando aulas em níveis de Graduação e Pós-graduação, atuou profissionalmente na Câmara Setorial de Avicultura/Estrutiocultura na Secretaria de Estado de Produção e Turismo – SEPROTUR/MS e foi membro de Conselhos, Comissões e Consultorias ligadas ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde do Departamento de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFMS.

O Dia do Zootecnista é comemorado em 13 de maio em homenagem a data da primeira aula do curso de Zootecnia ministrado no Brasil: 13 de maio de 1966, no estado do Rio Grande do Sul. Oficialmente, a profissão de zootecnista só passou a ser regularizada no país a partir do decreto de lei nº 5.550, de 4 de dezembro de 1968. A Zootecnia é, literalmente, a “arte do animal” (palavra formada a partir dos radicais gregos zoon, que significa “animal”, e techne, que quer dizer “técnica” ou “arte”.

O vereador veterinário Francisco homenageou os zootencistas Audenir Paré Ortelhado que é natural de Corumbá, se formou em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em 1985. Dois anos depois em 1987, começou a trabalhar como profissional Zootecnista na Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul, onde desenvolve sua atividade como profissional até hoje. Já atuou como avaliador da Febre Aftosa e também na Comissão BSE junto ao MAPA.” Eu estou muito feliz em receber essa homenagem de um amigo meu de muito tempo que é o vereador veterinário Francisco. Para mim , para minha família e para todos os zootecnistas é uma honra receber essa homenagem da Câmara. É uma satisfação como profissional já que trabalho há 32 anos na Acrissul. É um reconhecimento maior . O próprio conselho não faz isso. Precisou a Câmara lembrar para que o zootecnia fosse reconhecido,”explica Ortelhado.

O outro homenageado foi Anderson Brito Ujacov formado pela Universidade Católica Dom Bosco, possui especialização em nutrição de Bovinos de Corte pela Rehagro. Trabalhou oito anos na Agropecuária JB; realizou consultoria no Grupo Cuellar em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia. Trabalhou como supervisor de confinamento, pecuária intensive e extensive na FSW Agropecuária, atuou também como consultor técnico pela Agroceres Multimix e Novanis, e também como assistente técnico pela DSM Tortuga. Todas as atividades voltadas à produção e nutrição de gado de corte.

 

Eduardo Penedo

Assessoria de Imprensa do Vereador